13/03/2015

Antecipando as comemorações ao Dia Mundial da Água, que acontece em 22 de março, a Floresta Estadual de Avaré (FEA) desenvolverá ações, de 16 a 20 de março, visando à aplicação de atividades de educação ambiental a fim de sensibilizar a comunidade sobre a preservação do meio ambiente, para a percepção da responsabilidade dos próprios atos e suas conseqüências. O tema escolhido para 2015 foi: “Água: responsabilidade compartilhada – Você curte ou compartilha?”.

Por causa da expansão urbana e do adensamento populacional, uma considerável parte da região encontra-se total ou parcialmente impermeabilizada, fator que altera as condições de infiltração da água pluvial e impede a exfiltração das águas subterrâneas; como conseqüência, inúmeras nascentes foram degradadas ou desapareceram.

A FEA localiza-se na Microbacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado, composta por diversas nascentes em território urbano e rural. O córrego do Bretas tem sua nascente cravada na cidade e há tempos, com a implantação do bairro Jardim Paraíso e Jardim Tropical, enfrenta conseqüências do processo de urbanização, por meio de freqüentes panes no sistema de bombas das estações elevatórias de esgoto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e contaminação de suas águas.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Avaré disponibilizou sua equipe e aderiu ao projeto com vistas ao desenvolvimento de ações conjuntas em prol do ambiente urbano e da manutenção de saudáveis condições ambientais. Já foram realizadas visitas de campo para constatação da atual situação da unidade e do entorno e a partir do dia 16 terão inicio as atividades de limpeza do leito dos córregos, limpeza da área de banhado da Floresta, plantio de mudas em praças publicas e áreas verdes e palestras em escolas.

As ações fazem parte do Projeto Fontes da Conservação e também foram realizadas no ano de 2014. O Projeto tem a iniciativa do Programa de Uso Público da Floresta Estadual de Avaré, devendo ser desenvolvido em ações conjuntas a entidades e instituições locais, como as escolas estaduais E.E. Padre Emílio Imoos, E.E. Dona Benê de Andrade e a escola municipal E.M.E.B. José Rebouças de Carvalho, localizadas na região.

Fotos: Acervo Floresta de Avaré

Mais informações: Paulo Henrique dos Santos – Programa de Uso Público da Floresta Estadual de Avaré – Tel.: (14) 3732-0290