10/03/2015


No último dia 06, foi realizada a abertura da exposição itinerante “Bicho: quem te viu, quem te vê!”, no Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP), em São Carlos. A mostra é resultado de ações de intercâmbio entre instituições que desenvolvem trabalhos na área de educação ambiental para fortalecer ações relacionadas à conservação da biodiversidade.

A mesa de abertura do evento contou com as presenças da Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda, do Pró-Reitor Adjunto Dr. João Marcos de Almeida Lopes, do Diretor do CDCCValter Luiz Libero, da Dra. Silvia Aparecida Martins dos Santos, também do CDCC, da pesquisadora do Laboratório de Educação Ambiental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAr), Dra. Haydee Torres de Oliveira, do Diretor Geral do Instituto Florestal (IF) Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas,  e da Diretora Executiva da Fundação Florestal (FF) Lídia Passos.

Além da rica interação entre as diferentes instituições representadas pelos presentes citados acima, a exposição é também resultado do trabalho de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, sendo que o caráter interdisciplinar da equipe e dos demais colaboradores foi essencial para que se atingisse a excelência. Na ocasião, Miguel Luiz Menezes Freitas afirmou que o IF está de portas abertas para outros trabalhos em conjunto assim como para estabelecer novas parcerias.

A exposição
“Bicho: quem te viu, quem te vê!” é uma exposição temática de caráter itinerante sobre a conservação da biodiversidade com ênfase na ecologia da fauna silvestre. A exposição conta com painéis que contextualizam a interação da fauna com o ambiente natural e urbano, além de animais taxidermizados. O público pode interagir com a mostra por meio de jogos, sons e imagens, propiciando a inclusão sociocultural em discussões sobre temas relacionados à biodiversidade e suas implicações devido à expansão da ocupação urbana.

Após dois meses no CDCC, a exposição deverá percorrer as unidades do IF e FF Estação Experimental de Itirapina, Estação Experimental de Luiz Antônio, Parque Estadual Vassununga, Parque Estadual Porto Ferreira e Estação Ecológica de Jataí. Ao final do circuito, a mostra acontecerá no Museu Octávio Vecchi, no Parque Estadual Alberto Löfgren, em São Paulo.

Fotos: Leni Meire P. R. Lima e Acervo CDCC

Mais informações: Pesquisador científico Paulo Henrique Peira Ruffino – Tel.:(19)3575-1345 e 3575-3326