24/02/2015

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, foi realizada a primeira etapa de implantação da exposição itinerante Bicho, quem te viu, quem te vê!.

A referida mostra é produto do Projeto “Exposição Itinerante como Estratégia para a Conservação da Fauna Silvestre da Região Central do Estado de São Paulo”, coordenado pela Dra. Silvia Aparecida Martins dos Santos, do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP) São Carlos. Trata-se de uma parceria interinstitucional formalizada em 2013 entre o CDCC com o Instituto Florestal (IF), a Fundação Florestal (FF) e a Universidade Federal de São Carlos para elaborar e executar uma exposição tratando da questão da perda da biodiversidade da fauna silvestre do interior do estado de São Paulo.

A exposição foi montada no CDCC e, para início dos trabalhos de interpretação e elaboração de roteiro de visita, foi realizado o curso de Formação de Mediadores, sob a coordenação da Dra. Lea Veras (Carnegie Mellon University/EUA). A proposta foi idealizada originalmente pela coordenação técnica dos parceiros interinstitucionais, que inclui o Especialista Ambiental do IF Mariano Maudet Bergel e os pesquisadores científicos da instituição Paulo Henrique Peira Ruffino e Sônia Aparecida de Souza.

Finalizada a fase de elaboração e treinamento dos mediadores, na data de 06 de março, às 14:30, haverá a abertura oficial da exposição para os parceiros institucionais. Nesta ocasião, a Pró Reitora de Extensão e Cultura da USP visitará as dependências do CDCC e fará abertura solene.

Após dois meses no CDCC, a exposição deverá percorrer as unidades do IF e FF Estação Experimental de Itirapina, Estação Experimental de Luiz Antônio, Parque Estadual Vassununga, Parque Estadual Porto Ferreira e Estação Ecológica de Jataí. Ao final do circuito, a mostra acontecerá no Museu Octávio Vecchi, no Parque Estadual Alberto Löfgren, em São Paulo.

Participaram da formação tanto monitores do CDCC quanto aqueles que atuam nas unidades da FF, além de um estagiário do IF, que trabalha na Estação Experimental de Itirapina. O Serviço de Comunicações Técnico Científicas do Instituto, da qual o Museu Florestal Octávio Vecchi faz parte, esteve presente representado por Leni M.P.R. Lima e Paulo A. Muzio, que participaram junto aos grupos de trabalho instituídos.

Fotos: Acervo CDCC/USP

Mais informações: Paulo Henrique Peira Ruffino e Mariano Maudet Bergel – Tel.:(19)3575-1345 e 3575-3326