13/02/2015

No dia 17 de janeiro, os pesquisadores científicos do Instituto Florestal (IF), Dra. Sandra Monteiro Borges Florsheim e Dr. Eduardo Luiz Longui, estiveram em Madison, capital do estado norte-americano do Wisconsin. Ambos atuam no Laboratório de Anatomia, Identificação e Qualidade da Madeira, onde está localizada a Xiloteca do IF, da qual a Dra. Sandra é curadora. A viagem aconteceu a convite do Dr. Alex C. Wiedenhoeft, chefe do Laboratório e Xiloteca do Centro de Pesquisa em Anatomia de Madeira do Departamento de Agricultura dos EUA (Center for Wood Anatomy Research at the USDA Forest Service Forest Products Laboratory).

A visita técnica visou o estreitamento entre os laboratórios e instituições para a realização de cooperação técnica e desenvolvimento de metodologias para avanço na área de identificação de madeira. Para a pesquisadora, “foi muito importante conhecer e trabalhar com as madeiras da maior xiloteca do mundo, conhecer a organização e os trabalhos técnicos e das pesquisas, principalmente as de pós-doutorandos que estão sendo desenvolvidas no referido laboratório”.

Graças à metodologia de Identificação Macroscópica de Madeira online desenvolvida pelos pesquisadores do IF para o projeto inicialmente chamado São Paulo, Amigo da Amazônia e posteriormente Madeira Legal, o referido laboratório de Madison está desenvolvendo uma pesquisa para a criação de uma nova metodologia de identificação de espécies de madeira. Essa nova metodologia ainda está no início e vai demorar para obter resultados significativos, embora seja muito promissora. Assim, a metodologia desenvolvida pelos pesquisadores do IF ainda é a única que está dando resultados práticos e em tempo real.

Em Washington D.C., os pesquisadores participaram do evento Forest Legality Alliance, realizado nos dias 27 e 28 de janeiro, sendo que no dia 28 a Dra. Sandra ministrou, a convite, palestra com o título “Real-Time Online Wood Identification”. Foi entregue aos participantes uma página com o resumo do trabalho realizado nos últimos 7 anos. O evento contou com a presença de 83 pessoas no local,  além de outras de vários países e das mais diversas filiações, que participaram por videoconferência . Após a apresentação, os pesquisadores participaram de mesa redonda para debater o assunto. As palestras do evento podem ser vistas no site http://www.forestlegality.org/document-library.

A viagem foi realizada sem ônus para o estado de São Paulo, a convite e financiada pelo governo dos Estados Unidos.

Fotos: Sandra M. B. Florsheim e Eduardo Luiz Longui

Mais informações: Pesquisadora científica Dra. Sandra Monteiro Borges Florsheim – Tel.: (11) 231-8555 / Ramal 2002