21/11/2014

De 5 a 8 de novembro, Natália Ferreira de Almeida, responsável pelo expediente do Museu Florestal Octávio Vecchi, participou do VIII Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas representando o Instituto Florestal. Promovido pela Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, o evento trouxe, em sua oitava edição, o tema Coleções e personagens: por que preservar?

Neste ano, o foco foi a diversidade dos museus-casas e casas históricas paulistas, destacando seus desafios de preservação, com ênfase na requalificação e no processo de transformação de casas históricas em museus, em diálogo com as teorias atuais de restauro e a legislação vigente. A sessão de Experiências locais, ainda, apresentou programas interpretativos de alguns museus-casas localizados na capital e no interior do estado. Além das tradicionais visitas a museus-casas na capital e no interior do estado, o programa, que incluiu o Seminário de Preservação do Patrimônio, contou com palestras em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (CEPAM), da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional; Casa Guilherme de Almeida, Museu Felícia Leirner e Museu Casa de Portinari, da Secretaria de Estado da Cultura; Fundação Maria Luisa e Oscar Americano; e Fundação Cultural Ema Gordon Klabin.

Para Ana Cristina Carvalho,curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, “Modos de preservar refletem o valor que a sociedade dá à sua herança cultural. E a intenção deste Encontro é discutir em que medida a valoração e distintas noções de preservar se revelam importantes para uma visão integradora do patrimônio cultural na construção de soluções para proteger, conservar, interpretar e conviver. Mais do que proteger do perigo, da degradação, do desaparecimento por meio dos inventários, as atuais políticas de preservação vêm se preocupando em novas possibilidades de uso pela sociedade, por meio da requalificação dos espaços, e em ampliar a noção de respeito e a percepção da compreensão das coleções de objetos e edifícios históricos como parte do legado cultural.”

Fotos: Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo de São Paulo

Mais informações: Natália Ferreira de Almeida – Responsável pelo expediente do Museu Florestal Octávio Vecchi – Tel.(11)2231-8555 / Ramais 2053 e 2063