17/11/2014

Os incêndios florestais destroem milhões de hectares de floresta por ano no mundo. E não é preciso muito para iniciá-lo: apenas uma bituca de cigarro ou uma fagulha, ou mesmo o calor do sol e condições específicas, pode deflagrar um incêndio de proporções catastróficas.

O Plano de Manejo da Estação Ecológica de Angatuba (EEcA) prevê ações preventivas e de combate aos incêndios florestais, as quais estão sendo implementadas regularmente na unidade. Segue abaixo algumas delas:

• Realização de aceiros, feitos anualmente entre abril e junho;
  • A EEcA possui uma torre de vigilância no ponto mais alto da unidade;
  • Brigada de combate a incêndios, que desde 2012 passa por treinamentos periódicos de formação  por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR);
  • Protocolos de convocação e ação;
  • Monitoramento intermitente;
  • Canais de comunicação, através de  panfletos, conselho consultivo  e página em rede social do conselho.
  • A EEcA possui material para combate a incêndios e proteção individual dos brigadistas  e, por meio do Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA) da Usina Guarani, está adquirindo uma carreta tanque de 4.500 litros.

O programa de proteção da unidade está em funcionamento pleno, conforme definido no Plano de Manejo. Entretanto, mesmo havendo uma relação de ações planejadas e encadeadas, é imprescindível a realização de treinamento periódicos e revisão dos equipamentos para a continuidade do programa e efetivo combate aos incêndios. São membros do programa: Santa Casa de Angatuba, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Tribunal Superior do Trabalho, Prefeitura de Angatuba, Prefeitura de Guareí, Escudismo Gedes, Theoto, Grupo Alvorada, Instituto Florestal, Duratex, Laboratório Posto de Saúde, Secretaria do meio ambiente de Angatuba, Klabin e Grupo dos Desbravadores.

Fotos: Acervo Estação Ecológica de Angatuba

Mais informações: Bárbara H. S. Prado – Estação Ecológica de Angatuba – Tel.: (15) 3271-3866