12/11/2014

No período de 20 a 22 de outubro, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Pecuária Sudeste realizaram o evento “Capacitação em arborização de pastagens”, que teve apoio do Instituto Florestal.

O evento teve como objetivo promover o conhecimento e troca de experiências em sistemas silvo pastoris, bem como sua  fundamentação. As atividades visaram capacitar os participantes para intervenção física de conversão de pastagens convencionais em pastagens arborizadas e também apresentar outras formas de introdução de espécies lenhosas (árvores e arbustos) na propriedade rural.

O Instituto Florestal, através do Viveiro Florestal de Pindamonhangaba, foi convidado à participar da organização do evento. Na ocasião, o pesquisador científico José Luiz de Carvalho proferiu a palestra “A floresta e a conservação dos recursos hídricos”, com objetivo de mostrar aos participantes a influência da floresta na conservação da água, fundamentando cientificamente a importância da arborização das pastagens.

O evento aconteceu no Polo da APTA Vale do Paraíba (conhecido tradicionalmente como Instituto de Zootecnia), em Pindamonhangaba, e contou com a participação de técnicos de nível superior da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria da Agricultura (CATI), Casa da Agricultura dos Municípios de Pindamonhangaba, Taubaté,Tremembé, São Luiz do Paraitinga e Guaratinguetá, pesquisadores da APTA-Vale do Paraíba, professores da Universidade de Taubaté (UNITAU) e técnicos de empresas do ramo agropecuário da região.

Foto: Agência de Notícias – Embrapa – foto de Luiz Costa/ La Imagem

Mais informações: Pesquisador científico José Luiz de Carvalho – Viveiro Florestal de Pindamonhangaba – Tel.:(12) 3642-3910 / 3648-3003