20/10/2014

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) cujo objetivo é contribuir para a formação de novos talentos em todas as áreas do conhecimento, através da concessão de cotas de bolsas de iniciação científica diretamente às Instituições de Ensino e Pesquisa. As cotas concedidas anualmente são administradas pelas próprias Instituições participantes, sob a supervisão do CNPq. O Instituto Florestal(IF), que já administrava bolsas para alunos de graduação, em 2014, iniciou na instituição o Programa para o Ensino Médio.

O PIBIC-EM tem foco na criação de uma cultura científica. Visa contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos, despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais mediante sua participação em atividades de educação científica e/ou tecnológica.

Neste primeiro ano de PIBIC-EM, o Instituto Florestal administra 20 bolsas que estão sendo concedidas a estudantes vinculados ao Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) dos municípios de Cajamar, Cubatão, Paraibuna e São Paulo (Parelheiros) através do projeto “Do laboratório para o mundo: a educação científica na construção do conhecimento de adolescentes e jovens do ensino médio”. Os estudantes são acompanhados por 8 orientadores do IF.

O PJ-MAIS é um projeto vinculado à Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV). Visa ao treinamento ecoprofissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social residentes no entorno de Unidades de Conservação ao fomento do ecomercado de trabalho e da geração de renda a populações, de modo a estimular a conservação ou recuperação do meio ambiente simultaneamente ao processo de inclusão socioeconômica.

Foto: Paulo Andreetto de Muzio

Mais informações: Elaine Aparecida Rodrigues – Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – Tel.:(11) 2231-8555 / Ramal 2013