17/10/2014


O Instituto Florestal esteve presente no 4th Internacional Palaeontological Congress – The History of Life: A view from the Southern Hemisphere*, realizado de 28 setembro a 03 de outrubro, em Mendoza, Argentina.

A instituição foi representada pelo pesquisador científico Paulo Ricardo Brum Pereira, que apresentou o trabalho Subaquatic environment and leaf/palinomorphs assemblages in the alluvial plain of Mogi-Guaçú River, Brazil**.

Trata-se de um estudo da evolução das paisagens, que é uma ferramenta importante sobre reconstrução paleoambiental. Para isso, é essencial saber como a biomassa entra no registro sedimentar, no ambiente de deposição e ambientes subaquático e aquático. A pesquisa foi realizada em uma área de transição entre o Cerrado e a Floresta Tropical, localizada na Estação Ecológica de Mogi-Guaçú.

Também assinam a coautoria da pesquisa: Fresia Ricardi-Branco, Sueli Yoshinaga Pereira, Melina M. Souza, Francisco Santiago, Victor Ribeiro e Karen Molina, todos da Universidade de Campinas (Unicamp) e o ambientalista Fábio C. Branco.

* 4º Congresso Internacional de Paleontologia – A História da Vida: um olhar no hemisfério sul
**Ambiente subaquático e assembleias de folhas / palinomorfos na planície aluvial do rio Mogi-Guaçú, Brasil.

Foto: Acervo IF

Mais informações: Pesquisador científico Paulo Ricardo Brum Pereira – Estação Ecológica de Mogi-Guaçú – Tel.:(19) 3841-1056/1057 – paulobrumpereira@gmail.com