15/10/2014

Entre outubro de 2012 e outubro de 2013, o Instituto Florestal, através do Viveiro Florestal de Taubaté, em parceria com a Empresa Florestas Inteligentes e com apoio da Fundação Florestal, promoveu o Curso de Produção de Sementes Florestais.

O curso teve 6 módulos e foi oferecido para profissionais representantes de diversas instituições, entre elas, ONGs, empresas, órgãos estaduais, viveiros de mudas e instituições de ensino das regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. Além de possibilitar a troca de informação entre os instrutores e participantes, o curso teve o objetivo maior de criar uma rede de produtores de sementes na região.  Assim, pretendia-se, mesmo após o término dos módulos, a realização de encontros periódicos para que os participantes mantivessem  contato e pudessem se fortalecer enquanto rede.

O primeiro encontro foi realizado no dia 07 de outubro de 2014, no Viveiro Florestal de Taubaté . Os participantes relataram a situação de suas atividades, receberam informações sobre as novidades referentes à legislação estadual relativa à produção de sementes e mudas e programaram uma agenda de encontros e os temas a serem discutidos. O próximo está programado para abril do ano que vem, no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba.

 

Fotos: Akiko Zanini Yuda

Mais informações: Ana Stella Ribeiro M. Neves – Viveiro Florestal de Taubaté – Tel.: (12) 3626-1114/3626-1396