03/10/2014

A Fundação Parque Zoológico de São Paulo realizou entre os dias 26 e 28 de setembro, o III Encontro Internacional de Educação Aplicada à Conservação e Sustentabilidade – Novos Conceitos e Tendências.

O evento teve como público-alvo educadores de zoológicos e aquários, museus, organizações não-governamentais e profissionais de meio ambiente, além de estudantes e outros interessados. Contou com renomados profissionais e com uma programação diversificada para difundir conhecimentos na área de educação e sustentabilidade e promover o compartilhamento de experiências entre os participantes.

A palestra de abertura foi realizada pelo colombiano Igino Mercury, do Comitê de Educação da Associação Latinoamericana de Parques Zoológicos e Aquários (ALPZA). Durante os dias 27 e 28, foi realizado o minicurso “Cultura da Cooperação e Convivência: O jogo como intermediação para relações sustentáveis”, ministrado por Ana Paula Navarro,  do APEKATU – Ética, Diversidade e Sustentabilidade. Foram realizadas também outras palestras, com os temas: Pesquisa em Educação Ambiental: contribuições para a Conservação da Biodiversidade; Biomonitoramento participativo como uma ferramenta de aprendizagem social; Comunicação de projetos: dicas sobre redes sociais; Educomunicação; Desafios da educação ambiental para promover a sustentabilidade na América; Ações educativas in situ: trabalhando com comunidades.

Os técnicos Leni Meire P. R. Lima, Natália Ferreira de Almeida e Paulo Andreetto de  Muzio, do Serviço de Comunicações Técnico-Científicas do Instituto Florestal, estiveram presentes no evento em nome da instituição e apresentaram o pôster “Campanha de Comunicação como estratégia de prevenção de atropelamento de fauna em Unidade de Conservação” que também teve a autoria de Alexsander Zamorano Antunes, Paulo Henrique P. Ruffino, Mauriano Maudet Bergel e Marina M. Kanashiro, todos do IF.

 

Fotos: Paulo Andreetto de Muzio

Mais informações: Leni Meire P. R. Lima – Serviço de Comunicações Técnico-Científicas – Tel.: (11) 2231-8555 / Ramal 2004