14/08/2014

O Instituto Florestal realizou, entre 05 e 07 de agosto, a oitava edição do Seminário de Iniciação Científica da instituição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento apresenta o resultado dos trabalhos dos bolsistas de iniciação científica do Instituto Florestal sob orientação do corpo técnico da instituição e contou com a participação de  técnicos da capital e do interior do Estado de São Paulo.

O Seminário aconteceu no auditório do IF e contou com a participação do Professor Dr. Marcos Buckeridge, do Departamento de Biociências da USP, ex pesquisador científico do Instituto de Botânica, que ministrou a palestra “Ferramentas intelectuais para se tornar e atuar como cientista”. Em seguida, foram apresentados oralmente 18 projetos por bolsistas do Programa e 27  na forma de painéis por outros bolsistas da instituição.

Ao final do segundo dia apresentações, foi realizada a avaliação dos trabalhos pelos membros do Comitê Externo, tendo como componentes Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho (Esalq-USP), Dra. Solange Terezinha de Lima Guimarães (Unesp) e Dra. Luiza Sumiko Kinoshita (Unicamp), Dra. Alessandra Ike Coan (Unesp – Rio Claro), Dr. Bruno Almozara Aranha, Msc. Kátia Regina Pisciotta e Dra. Julia Sonsin Oliveira. Foi unânime a avaliação positiva com relação à qualidade dos trabalhos. Veja a lista de dos premiados abaixo. 

No terceiro dia de evento, foi oferecida aos estudantes, uma programação de mini cursos ministrados por pesquisadores da instituição. Veja a programação.

 

APRESENTAÇÃO ORAL

1º Lugar: Maria Gabriela Kiss Cornia
“Flora arbórea da região de Delfim Moreira – MG, na Serra da Mantiqueira Meridional”
Orientação: Natália Macedo Ivanauskas

2º Lugar: Marcela Lima Pedro
“Estudo da capacidade de suporte para o uso público no Parque Estadual da Ilha Anchieta, Ubatuba (SP)”
Orientação: Humberto Gallo Junior

3º Lugar: Renata Neves Biancalana
“Biologia reprodutiva de Cypseloides fumigatus (aves: apodidae) no Parque Estadual Intervales, Ribeirão Grande, SP”
Orientação: Alexsander Zamorano Antunes

Gabriela Trindade Pires
“Efeito da orientação dos raios na resistência ao cisalhamento paralelo à grã da madeira de quatro espécies brasileiras”
Orientação: Eduardo Luiz Longui


PAINEL 

1º Lugar: Camila Fernandes Zuretti
“Estrutura populacional da espécie exótica invasora Pittosporum undulatum vent. (pittosporaceae), no Parque Estadual Alberto Löfgren, São Paulo – SP.”
Orientação: Daniela Fessel Bertani

2º Lugar: Amanda da Costa Silva
“Variação longitudinal da densidade básica e comprimento de fibra da madeira de Anadenanthera colubrina var. cebil (Griseb.) Altschul”
Orientação: Sandra Monteiro Borges Florsheim

3º Lugar: Gustavo Stancial dos Santos
“Eficácia das ações integradas da campanha contra o atropelamento de fauna no Parque Estadual Alberto Löfgren ”
Orientação: Alexsander Zamorano Antunes

 

Fotos: José D. Senhorinho e Paulo A. Muzio

Mais informações: Pesquisadora científica Daniela Fessel Bertani – Coordenadora acadêmica do comitê institucional de iniciação científica – Tel: (11) 2231-8555 / Ramal 2097