30/06/2014

O Parque Estadual Alberto Löfgren (PEAL), onde se localiza a sede administrativa do Instituto Florestal (IF) e de outras instituições, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Na zona de uso especial, onde há intenso trânsito de veículos, é habitual a travessia de animais, muitos de coloração parecida com as vias e alguns pouco ágeis, podendo resultar em atropelamentos de fauna silvestre. A velocidade máxima permitida para a circulação de veículos dentro do PEAL é de 30 km/h. Mesmo com a existência de sinalização, lombadas e quebra-molas em alguns pontos das vias, é possível observar motoristas e motociclistas desrespeitando o limite de velocidade.

Neste contexto e atendendo a recomendações do plano de manejo do PEAL, o IF desenvolveu a campanha “Tenha calma e respeite a fauna”, com o objetivo de sensibilizar os motoristas e motociclistas a respeito da questão do atropelamento de fauna silvestre dentro da unidade. Voltada a servidores das instituições locadas no PEAL, funcionários terceirizados e estagiários, a campanha foi estruturada com ações integradas e complementares entre si, para que os diversos públicos fossem atingidos. Além daqueles que trabalham no parque, a campanha também é direcionada a visitantes, moradores e demais prestadores de serviços que acessam a área com veículos motorizados.

Após levantamento de espécies vítimas de atropelamento no parque e mapeamento das áreas com maiores incidências, a primeira ação de comunicação da campanha foi a sinalização horizontal, onde foram pintadas no solo silhuetas de espécies de fauna representativas do PEAL. Com o objetivo de “quebrar o gelo”, esta ação despertou a curiosidade das pessoas, preparando o público para a seguinte. De forma a apresentar gradativamente a campanha, foram enviados e-mails aos funcionários com imagens das silhuetas dos animais retratados no asfalto e frases que os convidavam a clicar na imagem. Essas imagens redirecionavam para páginas do site institucional do IF com informações desses animais já introduzindo o tema da campanha. Em um terceiro momento, foram entregues folhetos informativos aos carros que ingressavam nas portarias da área administrativa do PEAL. Ainda há uma quarta ação que está em andamento, um questionário para avaliar a percepção do público em relação à questão de atropelamento de fauna na unidade.

Nesta primeira fase, as ações têm atingido principalmente servidores e estagiários do IF, mas vale ressaltar que a campanha voltada à zona de uso especial do PEAL é um projeto piloto e o trabalho ainda está em fase de execução. Logo, pretende-se não apenas manter sua continuidade, bem como  expandir para as demais instituições localizadas no parque e outras Unidades de Conservação.

Fotos: Paulo A. Muzio

Mais informações: Pesquisador Científico Alexsander Zamorano Antunes – Seção de Animais Silvestres – Tel.:(11)2231-8555 / Ramais 2023 e 2151