13/06/2014


O Instituto Florestal realizou, no dia 09 de junho, a cerimônia de comemoração dos 20 anos da Declaração da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV).

Reserva da Biosfera é uma figura instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para abrigar uma rede de áreas, no globo, de relevante valor ambiental para a humanidade. Com o apoio do Estado e a partir de um histórico movimento da sociedade civil, traduzido por 150.000 assinaturas, a UNESCO declarou, no dia 9 de Junho de 1994, a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. As Reservas da Biosfera objetivam uma correta gestão de seus ambientes naturais e modificados e a busca do desenvolvimento sustentável, através da pesquisa científica, da conservação da biodiversidade, da promoção social e da integração dos diversos agentes atuando em seu espaço. Existem hoje no mundo cerca de 360 Reservas da Biosfera, formando uma grande Rede Internacional.

O evento de comemoração de duas décadas de existência foi realizado no auditório do IF e contou com palestra ministrada por Mauro Antonio Moraes Victor, ex-diretor do Instituto Florestal e ex-coordenador da RBCV. Em seguida, foram feitas homenagens a profissionais que fizeram a RBCV: os membros do grupo de trabalho que elaborou a proposta de criação, o  comitê transitório e presidentes do conselho de gestão, além de  coordenadores e funcionários da secretaria executiva. Logo após, ocorreu o lançamento da publicação “Desenvolvimento Local nas mãos da juventude: Guia do Programa de Jovens, Meio Ambiente e Integração Social (PJ-Mais)” e homenagem aos idealizadores e implementadores do Programa. Também foi lançado na ocasião a publicação “Resumo Executivo: Serviços Ecossistêmicos e Bem-Estar Humano na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo”, seguido de homenagem aos pesquisadores da avaliação de serviços ecossistêmicos do Cinturão Verde. Ao final, foi realizada a formatura dos alunos do Curso de Formação em Criação de Unidades de Conservação.

Em paralelo às solenidades realizadas no auditório, foi realizada na Hospedaria do IF a abertura de exposição com linha do tempo e fotos históricas da RBCV.

 

Fotos: Paulo A. Muzio

Mais informações:  Elaine Aparecida Rodrigues – Coordenadora da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – Tel.: (11) 2231-8555 / Ramal 2013