04/06/2014

No dia 31 de maio, o Instituto Florestal (IF) realizou mini curso sobre A Importância da Identificação de Madeira – Introdução ao conhecimento das Madeiras e suas Características, oferecido aos alunos do curso Zeladoria do Patrimônio Histórico Edificado Paulista.

O curso de extensão universitária, realizado pela Associação de Arte Sacra de São Paulo (Samas), com apoio do Estúdio Sarasá e da Faculdade de São Bento, tem como objetivo capacitar estudantes e profissionais em ações de valorização do patrimônio edificado, por meio da transferência de conhecimentos técnicos, teóricos e metodológicos essenciais a gestão, salvaguarda e conservação preventiva do patrimônio histórico paulista. Ao estruturar as atividades do curso, organização do curso tomou contato com trabalhos de excelência realizados pelo IF nos campos de pesquisa e conservação de espécies vegetais dos territórios paulista e brasileiro. O Instituto Florestal é referência em identificação de madeira e busca contribuir com sua expertise, consciente de sua importância para a conservação patrimonial.

Os 18 participantes tiveram aulas teórica e prática, na qual foram apresentadas as técnicas de identificação, assim como sua aplicabilidade. Tiveram a oportunidade de diferenciar as madeiras por suas propriedades organolépticas (cor, odor, gosto, textura, etc) e também fazer análises microscópicas. As atividades foram realizadas no auditório do Museu Florestal Octávio Vecchi, também conhecido como Museu da Madeira. Os alunos puderam conhecer o Museu, sua estrutura e seu acervo permanente, além de visitar o Laboratório de Identificação, Anatomia e Qualidade da Madeira da Seção de madeira e Produtos Florestais do IF, onde se encontra a Xiloteca SPSFw.

O mini curso foi ministrado pela Dra. Sandra M.B. Florsheim e contou com apoio da equipe do Serviço de Comunicações-Científicas do IF Leni Meire P. R. Lima, Natália F. Almeida  e Paulo A. Muzio.

 

Fotos: Paulo A. Muzio

Mais informações: Pesquisadora Científica Dra. Sandra M. B. Florsheim – Tel. (11) 2231-8555/Ramal 2057