22/05/2014

O Instituto Florestal (IF) realizou em parceria com a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”(Unesp) Botucatu, de 12 a 15 de maio, no Laboratório de Hidrologia Florestal Walter Emmerich – Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha/SP, o 21º Workshop em Manejo de Bacias Hidrográficas.

O curso foi oferecido para estudantes de graduação e pós-graduação em Ciência Florestal. Os objetivos foram fomentar a discussão sobre balanço hídrico, medição de vazão e produção de água nas microbacias, além da vivência em microbacias monitoradas na Floresta de Mata Atlântica no Parque Estadual da Serra do Mar.

No primeiro dia de evento os alunos percorreram a trilha do Rio Paraibuna para  reconhecimento do Bioma Mata Atlântica. A abertura do evento foi realizada no segundo dia, seguida da apresentação do Parque Estadual Serra do Mar. Logo após, o corpo técnico do IF ministrou palestras sobre: a importância da Floresta na produção de água; processos hidrológicos com simulação de chuva em maquete; infiltração da água na toposequencia da microbacia; consumo de água do eucalyptus e pinus em Lisímetro; e análise da resistência do solo com uso do penetrógrafo.

Durante o terceiro dia de evento, o pesquisadores do IF falaram sobre: análise do balanço hídrico em microbacia; metodologia de medição de vazão; e diagnóstico de qualidade das águas de Unidades de Conservação. Em seguida foi trabalhada medição de vazão em microbacias, estimativa de balanço hídrico anual em vertedor trapezoidal e e avaliação do potencial de Produção de água na microbacia D. Após o almoço, na aula em campo, foi realizada medição de vazão no Rio Paraibuna e da altura da lâmina d’agua das Microbacias A, B e C. Ao final, os estudantes visitaram a Grande Cachoeira.

No último dia de evento, as palestras foram ministradas por alunos do 5º ano da FCA/Unesp.  Dentre os trabalhos apresentados as alunas: Gabriela Trindade Pires e Danila Morena Fideles, tiveram seu trabalho “Análise Morfométrica da Microbacia dos Córregos Veloso e do Café”, classificado em 1º lugar pela equipe técnica do Instituto Florestal. Ao final, foram entregues os certificados.

O evento foi realizado com a colaboração dos estudantes, coordenado por Luane Reni Mattos Feille, pesquisadora da Fundação Florestal, Dr. Valdemir A. Rodrigues, professor da FCA, e pelos pesquisadores do Instituto Florestal Dr. Francisco C. S. Arcova, Ms. José Luiz Carvalho, Dr. Maurício Ranzini, Roberto Starzynski e Dr. Valdir de Cicco. O IF contou ainda com o técnico João Batista Amaro dos Santos, nas palestras e atividades de campo. O workshop teve a presença de 26 estudantes.

As visitas técnicas realizadas ao Laboratório Walter Emmerich no âmbito do intercâmbio entre IF e Unesp – Botucatu completam 20 anos em 2014,  a primeira tendo sido realizada em 1994 e o primeiro Workshop em Manejo de Bacias em 1997.

Foto: Acervo FCA/Unesp

Mais informações: Pesquisador científico Maurício Ranzini  – Seção de Engenharia Florestal – Tel.(11) 2231-8555/Ramal 2030