20/05/2014

Entre os dias 12 e 16 de maio, foi realizado em Bertioga, litoral paulista, a VI Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade “O Melhor de Ambos os Mundos”.

Trata-se de um evento realizado a cada dois anos nos países sede da comissão organizadora (Universidade de São Paulo (USP) – Brasil, Universidades de Medelin e de Ciências Aplicadas e Ambientais – Colômbia, Universidade da África do Sul, Centro de Florestas Tropicais e Instituto de Pesquisas Florestais – Malásia).

Este ano a Conferência trouxe a questão da sustentabilidade como tema principal e, cada organização participante pôde apresentar experiências de cunho educacional e de gestão sobre suas atividades fins.

Os organizadores nacionais, USP e Serviço Social do Comércio (SESC) – SP, expuseram as atuais políticas e instrumentos de implementação de seus programas institucionais de sustentabilidade de forma a corroborar com a pertinência e a aplicabilidade da gestão diferenciada que considera os princípios da sustentabilidade.

Os demais participantes institucionais apresentaram seus trabalhos em formato oral e em pôsteres com troca de experiências.

As vivências e workshops possibilitaram também a integração com o público internacional. Dentre as vivências houveram duas trilhas em ambientes protegidos paulistas de grande importância, que são o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cubatão e Parque Estadual Restinga da Bertioga. Ambas permitiram aos visitantes percorrer ambientes representativos conservados por estas unidades de conservação do litoral paulista. Mangue, restinga, mata de encosta e áreas de transição foram contemplados e interpretados tanto nos aspectos ecológicos como no aspecto político de criação, proteção e sua significância no cenário de desenvolvimento imobiliário que pressiona estas áreas litorâneas. O Mundo das Baleias com a história de Bertioga e o Barco Escola com percurso no ambiente de mangue completaram a agenda de vivências ambientais.

O evento foi uma oportunidade de atualização profissional e divulgação dos trabalhos desenvolvidos nas unidades de conservação e áreas protegidas paulistas, principalmente as da região nordeste do interior do estado de São Paulo que em ambiente de floresta estacional semidecidual e cerrado ganham pouco destaque no cenário ambiental.

Os pesquisadores do Instituto Florestal Paulo Henrique P. Ruffino e Sonia Aparecida de Souza participaram oficialmente do evento e apresentaram o trabalho realizado em parceria interinstitucional com a Fundação Florestal e a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro – SP: “As áreas protegidas do município de Santa Rita do Passa Quatro como espaços educadores para processos de formação continuada de docentes na temática da conservação da biodiversidade”

Ambos os pesquisadores também apresentaram trabalhos específicos com parcerias locais junto a suas unidades. São eles os trabalhos apresentados:

– “O Parque Estadual de Porto Ferreira como espaço educador na região nordeste do Estado de São Paulo: resultados de experiências entre os anos 2010 a 2013”;
– “Sensibilização prévia como prática em aprendizado de unidades de conservação”, trabalho resultante de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido pela bióloga e professora Giovana Cristiane Prevato no Parque de Porto Ferreira;
– “Construção do Programa de Educação Ambiental da Fundação Florestal”.
– “Educação Ambiental e Educação Infantil em Espaços Educadores”;
– “A interpretação de áreas naturais por meio de Trilhas – Conhecendo a Biodiversidade do Cerrado”; e
– “A prática da Educação Ambiental através do estudo dos biomas locais e da biodiversidade”

Os resumos podem ser acessados diretamente no site do evento http://www.bestbothworlds2014.sc.usp.br

Fotos:
Acervo Instituto Florestal

Mais informações: Pesquisadores Paulo Henrique P. Ruffino (phruffino@if.sp.gov.br) e Sonia Aparecida de Souza (soniasouza@if.sp.gov.br)