08/04/2014

No dia 22 de março foi comemorado o Dia Internacional da Água. Em razão de festiva data para tão importante recurso natural, a Floresta de Avaré, também conhecida como Horto Florestal de Avaré, promoveu a limpeza dos leitos dos córregos Bretas e Curtume e instalou 4 placas educativas com a finalidade de conscientização ambiental sobre o lixo descartado ao longo desse espaço. Também  foram entregues cartas a cerca de 300 casas nos arredores do curso dos córregos, explicando os problemas que pequenas ações podem causar ao meio ambiente e mostrando a possibilidade de se reverter a situação.

A ação faz parte do Projeto Fontes da Conservação, que visa a conscientização dos moradores e transeuntes dos bairros Bonsucesso, Santa Elizabeth I, II e III, Jardim Brasil, Tropical e Paraíso em relação ao lixo descartado inadequadamente na região e que, com enxurradas e pela correnteza das águas dos córregos, acabam atingindo uma importante região de banhado no Horto Florestal, poluindo e podendo tornar ambientes propícios para a proliferação de doenças como a dengue, por exemplo.  Um aspecto alarmante em relação a esse processo é a contaminação das águas do Córrego do Bretas que é afluente do Ribeirão Lajeado e faz parte do abastecimento da bacia de captação de água da SABESP, dentro da Floresta de Avaré, cujo excesso d’água abastece o lago da área de Lazer da mesma. O Córrego do Curtume é um dos afluentes do Ribeirão Lajeado e adentra a Floresta de Avaré.

A unidade reconhece que as nascentes são elementos do ambiente natural e extremamente sensíveis às alterações no uso do solo decorrentes dos processos da urbanização. Integrantes do sistema ambiental, essenciais na manutenção do equilíbrio hidrológico de cursos fluviais e do ambiente, um número considerável das nascentes de Avaré está descaracterizado em função da expansão urbana e do adensamento populacional.

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

 

Fotos: Acervo Floresta de Avaré

Mais informações: Paulo Henrique dos Santos – Programa de Uso Público da Floresta Estadual de Avaré – Tel.: (14) 3732-0290