27/03/2014

O Instituto Florestal (IF) realizou no dia 24 de março o primeiro módulo do Curso de Formação em Criação de Unidades de Conservação. Voltado aos técnicos municipais das cidades abrangidas pela Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV), o curso é dividido em quatro módulos, sendo que os próximos serão realizados nos dias 28 de abril, 19 e maio e  02 de junho.

O objetivo do curso é formar quadros aptos a atuar em processos de criação de Unidade de Conservação (UC) através do estímulo ao olhar crítico sobre a paisagem, sobre os benefícios que as pessoas obtém dos ecossistemas e sobre o planejamento e ordenamento territorial incidente no município; da compreensão das dinâmicas sociais, políticas, históricas e culturais que determinam a construção das políticas públicas de conservação; do reconhecimento das várias forças que atuam sobre os recursos naturais; e da crença que a proposição de uma UC é uma maneira especial de ordenamento territorial e não um entrave ao desenvolvimento. Os temas abordados são o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), as categorias de UCs e benefícios proporcionados, os atores sociais que devem fazer parte do processo, a identificação de áreas para a criação de UCs, o diálogo com os atores públicos e o processo desde os estudos técnicos à audiência pública. Além da exposição de conteúdos por parte dos docentes, o curso prevê atividades práticas e dinâmicas participativas.

O curso conta com um ambiente virtual de aprendizagem que dará suporte às atividades à distância, que serão ministradas nos períodos entre os módulos com o objetivo de apoiar na consolidação dos conceitos discutidos nas aulas presenciais. Além da participação em vídeo conferências via Skype®, os alunos têm acesso ao blog do curso no endereço  http://www.cursosif.blogspot.com.br, onde está disponibilizado material de apoio e bibliografia complementar, além do programa completo das atividades que deverão ser executadas em cada módulo. O ambiente é atualizado com uma frequência mínima semanal e as atividades são acompanhadas pelos docentes de cada módulo.

O corpo docente é formado por técnicos do Instituto Florestal, da Fundação Florestal e especialistas convidados. O Primeiro Módulo foi ministrado por Anita Correia de Souza Martins, diretora adjunta regional metropolitana interior da Fundação Florestal,  Fernanda Lemes de Santana, coordenadora dos planos de manejo das Unidades de Conservação de Uso Sustentável na Fundação Florestal, a pesquisadora científica do IF Kátia Mazzei, diretora da Divisão de Reservas e Parques Estaduais, e Rodrigo Antonio Braga Moraes Victor, diretor das Unidades de Conservação do Litoral Norte, Baixada Santista e Mantiqueira da Fundação Florestal.

O Primeiro Módulo contou com a presença de 42 participantes inscritos e aconteceu em São Paulo, na sede da RBCV. O curso é uma realização conjunta do IF, RBCV, Fundação Florestal, Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente (CBRN/SMA), Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal do Estado de São Paulo (CEPAM).

Programação

– 24/03/2014 – Módulo 1 – Fundamentos para a criação de UCs

– 28/04/2014 – Módulo 2 – Identificação de áreas potenciais e estudos de viabilidade de criação de UCs

– 19/05/2014 – Módulo 3 – Proposição de Cenários e viabilidade política institucional para a criação de UCs

– 02/06/2014 – Módulo 4 – Simulação de processo de criação de UC – desenvolvimento de pré-projeto

 

Fotos: Paulo A. Muzio

Mais informações: Elaine Aparecida Rodrigues – Coordenadora da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – Tel.: (11) 2231-8555 / Ramal 2013