25/03/2014

No dia 20 de março, foi realizada a cerimônia de lançamento do livro “MEMÓRIAS DA ABJICA – 30 ANOS DE HISTÓRIA”, em comemoração às três décadas de existência da Associação dos Bolsistas JICA (Japan International Cooperation Agency).

“A ABJICA foi fundada em 1984 e conta com cerca de 1400 associados, que receberam treinamento nas mais diversas de conhecimento e estão presentes nos ministérios, secretarias de Estado, prefeituras, universidades, empresas públicas, instituições de pesquisa, etc”,  relata Guenji Yamazoe, pesquisador aposentado do Instituto Florestal (IF) e Presidente da Associação, ressaltando o caráter interinstitucional e multidisciplinar da ABJICA. “No livro, os bolsistas relatam suas experiências no Japão, a aquisição e novos conhecimentos de sua especialidade, os reflexos na sua vida profissional decorrentes do treinamento e sua contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico”

Além dos depoimentos dos bolsistas, o livro apresenta depoimentos dos ex-presidentes da Associação, diversas homenagens, bolsistas em destaque e projetos em parceria com instituições como Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Companhia de  Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Instituto Butantan e Instituto Florestal.

O Instituto Florestal e a ABJICA
“A cooperação técnica entre os governos do  Brasil e do Japão se iniciou em 1979 e as instituições responsáveis foram o Instituto Florestal e a JICA. Essa cooperação técnica possibilitou dotar o Laboratório de Hidrologia Florestal Eng. Agr. Walter Emmerich, localizado no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha, com infraestrutura, equipamentos e capacitação dos pesquisadores brasileiros“, conta no livro o pesquisador científico do IF Valdir de Cicco, bolsista do programa.

Luis Alberto Bucci, pesquisador científico do IF e também bolsista, é autor de um capítulo no livro sobre a parceria do Instituto com a JICA e ABJICA no ano 2000 para a implantação do arboreto comemorativo dos 500 anos do Brasil, no Parque Estadual Alberto Löfgren. Fala também sobre a importância do plantio para o sequestro e fixação de carbono. Guenji Yamazoe também escreve um capítulo sobre outro plantio resultado dessa parceria, o Bosque da Diversidade, no Parque Ecológico do Tietê, em 2004.

Ao longo desses anos, diversos profissionais do Instituto Florestal fizeram cursos de especialização no Japão nas mais variadas áreas. O próprio projeto gráfico do livro é resultado do aperfeiçoamento que Leni Meire P. R. Lima, diretora do Serviço de Comunicações Técnico Científicas do IF, fez no Japão. E deixou seu depoimento no livro.

A cerimônia

A mesa de abertura do evento teve a presença de Guenji Yamazoe, o Octávio Okano, Presidente da Cetesb, Hiroaki Sano, Consul Geral Adjunto do Japão em São Paulo, Junji Abe, Deputado Federal, Satoshi Murosawa, Representante Chefe da JICA no Brasil,  e José Ignácio Sequeira Almeida, autor do livro e representante dos homenageados. O pesquisador científico Maurício Ranzini esteve presente representando o Diretor Geral do IF Miguel Luiz Menezes Freitas e Luis Alberto Bucci foi o mestre de cerimônias. O Secretário Adjunto de Meio Ambiente representou o Secretário Bruno Covas.

Guenji Yamazoe recebeu duas homenagens na ocasião:  o Prêmio de Reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à cooperação entre Brasil e Japão; e o Diploma de Honra ao Mérito do Congresso Nacional, através do Deputado Junji Abe, por sua contribuição à causa científica e ao desenvolvimento do agronegócio nacional. Também foram homenageados os ex-presidentes da ABJICA Alberto Tomita, José Ignácio Sequeira de Almeida, Seigo Tsuzuki, Toschi-Ichi Tachibana e Harumi Arashiro Goya, além do sócio honorário e conselheiro da ABJICA Hirokazu Sazaki e Hiro Lia Okayama (in memoriam), “madrinha” da ABJICA e falecida em 1999.

O evento foi realizado no Auditório “Augusto Ruschi”, no prédio da Secretaria do Meio Ambiente e da Cetesb e teve a presença de mais de 200 participantes inscritos.

O livro, assim como a festa de lançamento,  foi patrocinado por JICA,  Fundação Kunito Miyasaka, Sabesp, Toyota Tsusho/Lexus e Pentel®, e teve apoio de Castella Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios, Sakura Alimentos e Associação Nipo Brasileira São Caetano do Sul (Bunka  SCS). O Instituto Florestal e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo prestaram apoio institucional.

Fotos: Paulo A. Muzio

Mais informações: Pesquisador científico Luís Alberto Bucci – Tel.(11) 2231-8555 / Ramal 2013