30/01/2014

O Instituto Florestal (IF) realizou de 27 a 29 de janeiro,  no Laboratório de Hidrologia Florestal Eng. Walter Emmerich, em Cunha, o 7º Curso de Hidrologia Florestal.

O curso foi oferecido para alunos de graduação do curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Campus Três Rios.

O pesquisador científico do IF, Dr. Maurício Ranzini, ministrou duas palestras: “Conceito, Métodos e Equipamentos de Medição e Vazão” e “Redistribuição da Chuva pelas Copas das árvores em Floresta”. Dr. Valdir de Cicco, também pesquisador da instituição, ministrou palestra com o título “Projeto Manejo de Bacias Hidrográficas: Histórico, instalações e resultados”. Ambos ministraram as aulas práticas “Medição de Vazão” e “Lisímetros”. A bióloga Rosana Maria dos Santos ministrou palestra de “Apresentação do Parque Estadual da Serra do Mar”.

O evento foi coordenado pelos pesquisadores do IF Dr. Valdir de Cicco, Dr. Maurício Ranzini, Dr. Francisco Carlos S. Arcova e pela professora da UFRRJ Dra. Erika Cortines. Participaram nove alunos inscritos.

Fotos: Acervo IF

Mais informações: Pesquisador científico Dr. Waldir de Cicco –  Tel.: (11) 2231-8555 / Ramal 2023