06/01/2014

Os pesquisadores científicos do Instituto Florestal Eliana Akiko Honda e Francisco Carlos Soriano Arcova são os mais recentes doutores da instituição. Ambos defenderam suas teses no dia 29 de novembro de 2013.

Eliane defendeu, no Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), a tese “Repartição da água da chuva sob o dossel e umidade do solo no gradiente fisionômico da vegetação do cerrado”, sob orientação de Giselda Durigan, também pesquisadora do Instituto Florestal. A tese foi apresentada para a obtenção do título de Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental.

No estudo, foi quantificada a interceptação da água das chuvas e a umidade do solo, para estabelecer correlações entre as características estruturais da vegetação, representadas pela área basal, e os dados hidrológicos. Concluiu-se que, em regiões nas quais a água é um recurso escasso, o manejo visando controlar a biomassa da vegetação é um recurso válido, visto que os resultados apontam para a importância das fisionomias mais abertas do Cerrado para a produção hídrica, permitindo entrada de maior quantidade de água no solo e transferindo com eficiência maior volume de água para camadas mais profundas.

Arcova defendeu , na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, a tese “Avaliação do potencial hidrológico dos nevoeiros e da precipitação oculta em ambiente de Floresta Ombrófila Densa Montana na Serra do Mar, Cunha, SP”, sob orientação de Emerson Galvani. A tese foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia Física, para obtenção do título de Doutor em Ciências.

A pesquisa foi realizada no período de outubro de 2009 a dezembro de 2012, e teve como objetivo obter informações detalhadas sobre a ocorrência de nevoeiros no Laboratório de Hidrologia Florestal Walter Emmerich, avaliando se esses apresentam potencial para influenciar a hidrologia das microbacias hidrográficas da região de Cunha, sobretudo a entrada de água nas mesmas.

Foto: Emerson Galvani e acervo IF

Mais informações: Pesquisadora científica Eliane Akiko Honda – Tel.(18) 3325-1045 / Pesquisador científico Francisco Carlos Soriano Arcova – Tel.(11) 2231-8555 Ramal 2011