13/12/2013

O Instituto Florestal realizou entre 2 e 7 de dezembro, o Curso de Introdução ao Manejo de Unidades de Conservação, que teve como objetivos oferecer formação básica direcionada ao planejamento e manejo de UCs.

A história da conservação em São Paulo e no Brasil, a evolução das categorias de Unidades de Conservação, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), os Mosaicos, os processos de criação de UCs, as Reservas da Biosfera, Planos de manejo, Zoneamento, Programas de manejo, Conselho Consultivo, Uso Público e Trilhas foram os assuntos abordados.

O curso foi organizado pela Divisão de Reservas e Parques Estaduais (DRPE), pelo Serviço de Comunicações Técnico-Científicas (SCTC) e pelo Grupo de Pesquisa do IF para Planejamento e Monitoramento de Áreas Naturais Protegidas, certificado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Fernando Descio, Francisco Vilela, Frederico Arzolla, Gláucia Cortez, Kátia Mazzei, Luís Alberto Bucci, Rodrigo Castanho, Sueli Herculiani e Waldir Joel foram os docentes do curso.

Houve uma grande procura pelo público. Em dez dias, cerca de 50 pessoas (o dobro do número de vagas) contactaram a organização do curso para obter informações ou solicitar inscrição. Ao todo, participaram 25 pessoas, sendo 13 profissionais e 12 alunos de graduação, das áreas de Biologia, Ecologia, Geografia, Gestão e Engenharia Ambiental. Estiveram representadas 14 instituições, dentre órgãos da SMA, prefeituras, universidades, empresas de consultoria e organizações não governamentais (Instituto de Botânica, Instituto Florestal e Fundação Florestal; Prefeitura de Rio Claro e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo; Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Guarulhos (UNG), Faculdades Oswaldo Cruz e Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU); Biométrica, Servmar Ambiental e Instituto Ipá Ti-uá).

Existe uma grande carência de cursos voltados ao tema Manejo de Unidades de Conservação. Tanto na graduação quanto na pós-graduação há poucas disciplinas sobre o assunto.  Assim, o Instituto Florestal visa contribuir para preencher essa lacuna e, para atender o público interessado, o curso será ministrado novamente em 2014.

Fotos: José D. Senhorinho

Mais informações: Pesquisador científico Frederico A.R.D.P Arzolla, fredericoarzolla@gmail.com – Tel.: (11) 2231-8555 / Ramal 2133