09/12/2013

Há 21 anos o (Movimento Infanto-Juvenil Crescendo com Arte) desenvolve atividades artísticas com crianças da comunidade. O seu trabalho de maior alcance é o Projeto Internacional “Arte pela Paz”, que recebe centenas de desenhos feitos por crianças e jovens do Brasil e do mundo. Todos os anos a diretora Maria José Soares inaugura a mostra convidando artistas e profissionais de diversas áreas para votar nos trabalhos preferidos.

Neste ano o tema foi “Arte pelo Patrimônio Histórico do Meu País”. Dessa forma 120 trabalhos nacionais e 180 trabalhos estrangeiros mostraram, através de diversas técnicas de desenho, os monumentos históricos e os ícones históricos de diversos locais. O MICA entra em contato com escolas, associações, clubes, mas o concurso é aberto a crianças e jovens em geral e alguns enviam individualmente seus trabalhos. “A internet facilitou muito esses contatos”, disse Maria José.

Com o apoio do Instituto Florestal, os trabalhos são recepcionados pelo Museu Florestal, onde são catalogados. A diretora do museu, Roselaine Machado, acompanha todos os procedimentos, com o auxílio dos estagiários. Os trabalhos passam por uma primeira seleção, que indica as obras que serão expostas. Quem vê todos os trabalhos nas paredes reconhece a dificuldade da produção: preparar as molduras de cartão, as etiquetas e as folhas de votação, cheias de informações, e depois os certificados de participação e de premiação, que os jovens artistas usam nos seus currículos.

O MICA é tocado por professoras de arte voluntárias “que pagam para trabalhar”, disse com bom humor a diretora do projeto na abertura do evento. As professoras são Antonia Olivares Rodrigues, Cleise Ribeiro Faustino, Herminda Tavela Abrantes, Maria Nilce Garcia Nicodemos, Telma Mangini Tapigliani, Terezinha Tavares Bancher e Wilde Pesinato Cavalcanti. “Queremos usar a arte como ferramenta de educação, para que as crianças se expressem através da arte, se tornando mais ativas, mais criativas, mais felizes”, considerou Maria José.

Dez países enviaram trabalhos: Lituânia, Bielorrússia, Polônia, Cazaquistão, Mongólia, Nepal, Indonésia, Sérvia, República Tcheca, Croácia. A abertura, no dia 1º de dezembro de 2014, teve música da Orquestra de Câmara do Colégio Consolata, regida pelo professor Marcelo Bonvenuto. Os trabalhos ficam expostos no Museu Florestal Octávio Vecchi até o dia 26 de janeiro.

Museu Florestal Octávio Vecchi
Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal)
Rua do Horto, 931– São Paulo, SP
Terça a sexta das 9h às 12h e das 13h00 às 16h30,
sábado das 11h às 15h e domingo das 10 às 15h30

Fonte: http://www.znnalinha.com.br/portalnovo/index.php/o-grande-evento-do-ano-do-mica

Mais informações: Roselaine Barros – Museu Florestal Octávio Vecchi – Tel: (11) 2231-8555 / Ramais 2063 e 2053