29/10/2013

Marcelo ZanataO compartimento hidrológico do córrego da Prata e da Estiva é o manancial de abastecimento de água para a zona urbana do município de Batatais. Os objetivos da pesquisa foram:

– avaliar as características morfométricas de compartimentos hidrológicos do município de Batatais pelo modelo SWAT (Soil and Water Assessment Tool), a fim de comparar os resultados obtidos de variáveis dimensionais e do relevo a partir da vetorização realizada no sistema de informação geográfica (SIG);

– monitorar as características físico-químicas da água superficial de algumas nascentes para verificar a alteração ambiental em relação ao uso/ocupação do solo dessas microbacias, e

– correlacionar essas alterações ambientais através da análise exploratória multivariada.

Os resultados mostram que o modelo SWAT utiliza o modelo digital de elevação para identificar o fundo do vale. A obtenção dos dados pelo modelo SIG está baseado na identificação da rede de drenagem e nas curvas de nível. Em função disso, o modelo SWAT é mais apropriado para indicar o maior comprimento do fundo do vale, denominado de Longest path, que não se refere ao maior comprimento entre o deflúvio e a maior cota obtida pelo SIG.

Os dados de monitoramento do recurso hídrico mostram estreita relação entre as variáveis SDT e CE, com maior evidencia em relação ao ambiente da microbacia B8, nos meses de dezembro de 2009 e abril de 2011, quando registramos o uso de herbicida para controle da braquiária ao redor de sua nascente principal. A grande quantidade de chuva nos verões de 2009 e 2010, somado aos resíduos da lavoura de cana de açúcar (queima, correção e fertilização) provocaram alterações no recurso hídrico da microbacia B8.

A análise multivariada mostra que a proporção da variância total retida nos dois primeiros fatores foi de 55,08% (F1 = 45,73%; F2 = 19,36%). O fator F1 mostrou correlação positiva entre as variáveis SDT e CE evidenciando o processo de escoamento superficial da água da chuva, de uma das microbacias ocupadas com lavoura de cana de açúcar (B8). O fator F2 mostrou correlação negativa para a variável TºC em relação ao pH, mostrando o efeito da sazonalidade dos dados em microbacias ocupadas com o reflorestamento do gênero Pinus (B11) e a testemunha (B14)

 

Para Zanata, “a importância do estudo está relacionada à conservação da água e do solo das microbacias hidrográficas, objetivando políticas públicas de gestão ambiental”.

 

Foto: Vera Lúcia de Oliveira

Mais informações: Pesquisador científico Dr. Marcelo Zanata – Divisão de Florestas e Estações Experimentais – Tel.: (11) 2231-8555/ Ramal 2054 – marcel_zanata@hotmail.com