25/10/2013

O Instituto Florestal (IF) realizou, em 24 de outubro de 2013, o II Seminário Frutas da Mata Atlântica – o sabor da biodiversidade. O evento tem por objetivo debater as potencialidades comerciais das frutas comestíveis da Mata Atlântica, como ferramenta para viabilizar economicamente a restauração do bioma.

A primeira edição do Seminário destacou a importância da participação das comunidades neste processo. Nesta segunda edição, pretendeu-se aprofundar no manejo e cultivo de algumas frutíferas nativas, seu processamento e comercialização, sem perder a importância dessas espécies na conservação do bioma.

Sob a condução do cerimonialista Luis Alberto Bucci, Coordenador da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV), formou-se a mesa de abertura com as ilustres presenças de Miguel Luiz Menezes Freitas, Diretor Geral do IF, Marilza Vieira Cunha Rudge, vice-reitora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquisa Filho” (UNESP), Vicente Murakami, Coordenador de Projetos da Japan Internacional Cooperation Agency (JICA) no Brasil, Clayton Ferreira Lino, Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e Guenji Yamazoe, pesquisador aposentado do IF, Presidente da Associação de Bolsistas da JICA (ABJICA) e idealizador do evento.

Desfeita a mesa, Patrícia Caldeira, representante da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente (CBRN – SMA), falou sobre o plantio e coleta de frutas da Mata Atlântica no contexto do Novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012). Em seguida, Mauro Galetti Rodrigues, professor da UNESP de Rio Claro, ministrou palestra sobre a importância das aves para a conservação florestal. Ainda na parte da manhã, Miguel Francisco de Souza Filho, pesquisador científico do Instituto Biológico (IB), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento falou sobre manejo e controle da mosca das frutas.

Na parte da tarde, Geraldo Lima Rodrigues Junior, da Associação dos Produtores Orgânicos do Alto Tietê (APROATE) falou sobre Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável. Douglas Bello, empreendedor de agronegócios, que já tinha estado presente na edição anterior do Seminário, apresentou o tema “Plantio, produção e comercialização da uvaia”. Gilberto Ohta de Oliveira, da Comunidade Guapiruvu, agricultor premiado e também veterano no evento, ministrou a palestra “Produção de Frutas Nativas em Sistemas Agro-florestais”.

Ao final, Guenji Yamazoe distribuiu a todos os presentes exemplares do livro “As Florestas e a Burocracia”. A obra comemora os 50 anos de formatura de Yamazoe como Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agriculcura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) e conta toda sua trajetória profissional, incluindo os 37 anos de trabalho no Instituto Florestal.

As palestras e debates foram realizados no auditório da sede do Instituto Florestal, em São Paulo. Durante os intervalos, foi servido coffee break com degustação de produtos de frutas da Mata Atlântica, como sucos, bolos, tortas, geléia e biscoitos, sendo na parte da manhã, oferecidos pelas comunidades produtoras de juçara, e na parte da tarde, de cambuci e uvaia. Em paralelo, foi montada no saguão do prédio principal do IF a exposição Flores e Frutos da Biodiversidade da Mata Atlântica e do Cerrado, com fotografia do pesquisador científico da instituição João Batista Baitello.

Estiveram presentes 185 participantes inscritos. Devido à lotação do auditório, as palestras também foram exibidas na parte externa em tempo real através de um telão.

Por conta do sucesso do primeiro Seminário Frutas da Mata Atlântica ter se repetido nesta segunda edição, o Diretor Geral do IF, Miguel Luiz Menezes Freitas, apresentou em sua fala a intenção da realização de uma terceira edição para o ano de 2014.

O Seminário foi realizado em parceria com a ABJICA e teve o apoio da JICA, da UNESP, da CBRN – SMA, do IB, da APROATE, da RBCV e da RBMA, além das comunidades produtoras Guapiruvu, Rio Preto, Instituto H&H Fauser e Akarui.

Fotos: Paulo A. Muzio

Mais informações: Pesquisador científico Luis Alberto Bucci – Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – Tel.: (11) 2231-8555/ Ramal 2013