23/10/2013

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação (CMCT&I), do qual o Instituto Florestal é membro, promoveu, no dia 21 de outubro de 2013, o Seminário São Paulo: Cidade da Inovação, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

O seminário fez parte das atividades da 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Seu objetivo foi a mobilização de autoridades públicas, empresários, executivos, pesquisadores e estudantes em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, em especial aqueles relacionados ao empreendedorismo, criatividade e atitude científica.

A abertura do evento teve as falas de Jorge Kalil,  Diretor Presidente do Instituto Butantan, representando todos os institutos de pesquisa do Estado de São Paulo, Eliseu Gabriel, Secretário Municipal de Desenvolvimento do Trabalho e Empreendedorismo, Marcos Cintra, Subsecretário de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvinento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e Roberto Aluisio Paranhos do Rio Branco, Vice-Presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP.

Ainda na parte da manhã, foram feitas as apresentações sobre o tema “Parques Tecnológicos e Incubadoras” por Marcos Cintra, Roberto Astor Moschetta, Diretor do Parque Tecnológico da PUC RS, Eduardo Cicconi, Gerente de Novos Negócios do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto e da  Fundação Instituto Pólo Avançado e Saúde (FIPASE), Manuel Leonardo Neves Guimarães, Diretor Executivo do Porto Digital de Pernambuco, Claudio Rodrigues, Diretor Presidente do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC). O moderador dos debates foi Carlos Eduardo Negrão, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Na parte da tarde foi feita a divulgação dos Programas e Atuação das Agências/ Fontes Financiadoras: FAPESP, BNDES, FINEP, Agência de Desenvolvimento Paulista. Também foi feita a apresentação do site de Inovação da FIESP.

Em seguida foi apresentado o painel de casos de inovação tecnológica bem sucedidos, sob a moderação de Antonio Octaviano, do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP). Participaram deste painel, Fernando Landgraf, presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Vanderlei Bagnato, Coordenador da Agência USP de Inovação e Naldo Dantas, Secretário Executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI).

Ao final, Maria Paula Dallari, Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo ministrou palestra com o tema Gargalos Jurídicos da Inovação” em São Paulo, aspectos positivos e dificuldades, sob a moderação de Ana Marisa Chudzinski Tavassi, do Instituto Butantan.

Três técnicos do Instituto Florestal estiveram presentes representando a Instituição.

Fotos: Paulo A. Muzio

Mais informações: Israel Luiz de Lima – Divisão de Dasonomia – Tel.: (11) 2231-8555/ Ramal 2071