07/10/2013

No dia 03 de outubro de 2013, foi realizada a reunião para posse do Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – RBCV para o biênio 2013-2015. Dentre as diretrizes do Programa “O Homem e a Biosfera”(MaB-Man And Biosphere) da UNESCO, a nomeação de um Conselho de Gestão é recomendação prioritária para a Gestão de Reservas da Biosfera. Para a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, o estabelecimento do seu Conselho de Gestão é disciplinado pelo Decreto Estadual nº 47.097, de 18 de setembro de 2002.

O Coordenador da RBCV, pesquisador científico do Instituto Florestal – IF, Luis Alberto Bucci, conduziu o cerimonial. Compuseram a mesa de abertura Dr. Rubens Rizek, Secretário Adjunto de Estado do Meio Ambiente, Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas, Diretor Geral do IF, Clayton Ferreira Lino, Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Rodrigo Antonio Braga Moraes Victor, representando o Diretor Executivo da Fundação Florestal e a pesquisadora científica do Instituto de Economia Agrícola – IEA, Yara Chagas de Carvalho, atual presidente do Conselho de Gestão.

O Secretário Rubens Rizek apresentou os desafios a serem enfrentados pelos Conselheiros para o biênio 2013-2015 e destacou a importância do trabalho integrado entre os órgãos governamentais e não governamentais integrantes do Conselho de Gestão.

Na sequência, Rodrigo Victor fez a apresentação institucional da RBCV, mostrando a sua importância para a região metropolitana. A reunião já resultou em uma maior aproximação entre a Reserva e o Gabinete da Secretaria do Meio Ambiente e um de seus desdobramentos foi a intenção de se editar, junto à Coordenadoria de Educação Ambiental, uma publicação executiva do livro sobre serviços ecossistêmicos, a ser editado pela RBCV em 2013.

Ao final, os Conselheiros foram empossados.

Estiveram presentes 65 participantes, representando 13 entidades não governamentais; 14 entidades governamentais estaduais e 19 representantes de governos municipais na área da RBCV.

Fotos: Paulo A. Muzio

Mais informações: Pesquisador científico Luis Alberto Bucci – Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo – Tel.: (11) 2231-8555/ Ramal 2013