13/09/2013

O Instituto Florestal realizou nos dias 11 e 12 de setembro, no Parque Estadual Alberto Löfgren, em São Paulo, a primeira edição do evento Ciência no Horto Florestal. Trata-se de um programa de divulgação científica que pretende estimular a realização de atividades baseadas em pesquisas desenvolvidas pelos profissionais da instituição.

Durante os dois dias, ficaram abertas ao público, no Palácio do Horto, as exposições A Diversidade de Cores da Biodiversidade, com fotografias botânicas do pesquisador João Batista Baitello, eHistórico Institucional, elaborada pelo Serviço de Comunicações Técnico-Científicas do IF, com fotos, vídeos e objetos que resgatam a memória da instituição.

Também no Palácio do Horto, o grupo de Mapeamento do Meio Biótico demonstrou a síntese do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da Seção de Introdução e Seção de Manejo e Inventário Florestal do Instituto Florestal. Recebeu o público visitante do parque e alunos da Escola Francisco Voccio e também da Legião da Boa Vontade (LBV). Foi montado um pequeno laboratório com as principais ferramentas utilizadas para a elaboração de mapas temáticos. Entre essas, o público pôde observar amostras de imagens de satélite e fotografias aéreas ilustrando elementos da superfície terrestre tais como: relevo, rios, estradas, manchas de vegetação e cidades, através do uso de estereoscópio e de maneira lúdica com óculos 3D. Foi levada ao conhecimento do público, a situação crítica dos remanescentes florestais no contexto local e estadual.

Ocorreram também atividades de campo, durante os dois dias. O pesquisador Alexsander Zamorano Antunes, coordenou a atividade de Observação de Fauna, que consistiu em caminhada entre o portão de entrada do parque e a área administrativa do Instituto Florestal, com observação dos animais encontrados e discussão sobre evolução, ecologia, comportamento e conservação da biodiversidade. Foram obtidos pontos de GPS de algumas localidades, que foram utilizados para atividade com os pesquisadores da oficina Mapeamento do Meio Biótico.

Outro pesquisador da instituição, Frederico Arzolla, coordenou a atividade de Caracterização da Vegetação nos Parques Estaduais Alberto Löfgren e da Cantareira.  De manhã foi percorrida a Trilha da Bica, no Núcleo Pedra Grande, do Parque Estadual da Cantareira. Na parte da tarde, os arboretos e trechos de floresta do Parque Estadual Alberto Löfgren. Foram discutidos aspectos sobre a botânica e ecologia da Floresta Ombrófila Densa Montana, estrutura da floresta e sucessão secundária. Foram trabalhados também os conceitos de espécies nativas, exóticas e invasoras, além de conservação da biodiversidade e Unidades de Conservação de Proteção Integral.

O encerramento do evento contou com a presença do músico Gil Windsor, tocando saxofone, flauta transversal e flauta peruana.

Centenas de pessoas visitaram as exposições no Palácio do Horto e mais de cem participaram da oficina de Mapeamento do Meio Biótico. A atividade de Observação de Fauna teve 50 e a de Caracterização da Vegetação 46 participantes, entre estudantes, funcionários e estagiários da instituição e interessados em geral.

 

Fotos: José D. Senhorinho e Paulo A. Muzio

Mais informações Serviço de Comuncações Técnico-científicas – Tel.: (11) 2231-8555/Ramal 2004