16/08/2013

O Centro de Convivência Infantil (CCI) do Instituto Florestal realizou, em 13 de agosto de 2013, o lançamento do Projeto Horta Educativa para entrega das cartilhas: Caderno da Criança, Caderno do Educador, Caderno da Família e Caderno do Cuidador da Horta.

O evento contou com a presença do Pesquisador Científico da instituição Mauricio Ranzini, representando o Diretor Geral do IF, que teve a oportunidade de conhecer as dependências do CCI, os objetivos do Projeto e os trabalhos em desenvolvimento na Horta Educativa. Também estiveram presentes a equipe do CCI, a coordenadora do Projeto, o cuidador, a nutricionista da cozinha terceirizada e alguns pais e avós das crianças matriculadas.

O Caderno da Criança é composto por várias atividades para serem desenvolvidas em sala de aula à partir do aprendizado adquirido nas práticas na horta educativa, objetivando estimular e manter o interesse das crianças quanto os diferentes tipos de sementes, formas, aromas, desenvolvimento das plantas, importância da terra, dos nutrientes, do sol e da água.

O Caderno do Educador traz as estratégias pedagógicas a serem utilizadas pelos educadores, abordando os temas a serem enfatizados em sala de aula e em campo como a importância da horticultura, da alimentação saudável e dos fatores que interferem e influenciam no desenvolvimento das plantas.

O Caderno do Cuidador da horta traz orientações sobre preparo dos canteiros, épocas e formas de cultivo, limpeza e manutenção da horta, compostagem e minhocário, controle de pragas com algumas receitas caseiras para as principais pragas que comumente ocorrem em hortas.

O Caderno da Família tem como objetivo a participação das famílias no Projeto, com muitas informações e orientações sobre alimentação saudável, finalizando com receitas simples, fáceis e nutritivas.

As atividades na Horta Educativa do CCI tiveram início antes mesmo da assinatura do Convênio com o Fundo Social de Solidariedade, mas, o Projeto e os materiais fornecidos trouxeram informações novas e importantes que serão repassadas às crianças, contribuindo com a formação e proporcionando experiência e uma oportunidade impar, tanto para as crianças quanto aos adultos envolvidos no Projeto Horta Educativa.

 

O Centro de Convivência Infantil

O CCI é um serviço criado para cuidar, durante o horário de expediente, dos filhos de funcionários e servidores em exercício da instituição. Mais do que um serviço de creche, sua proposta de trabalho contém, aspectos pedagógicos diferenciados, desenvolvendo vários projetos que contribuem para a conscientização ambiental e sociocultural das crianças. O CCI tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança, preservando a etapa evolutiva e a individualidade de cada uma, e ainda, visando a autorrealização, a autonomia pessoal e capacidade crítica. O serviço é gratuito e as crianças atendidas estão na faixa etária de seis meses a cinco anos.

 

Fotos: José D. Senhorinho

Mais informações: Elaine Noeli de Camargo- Coordenadora Pedagógica – Centro de Convivência Infantil – Tel. 11-2231.8555 / Ramal 2032