01/07/2013

O Jornal da Cidade, de Bauru, publicou em 1º de junho de 2013, no caderno Bauru Ilustrado, reportagem sobre a História do Horto Florestal de Bauru.

“A criação do Horto Florestal de Bauru

Entre a rica e importante documentação que este jornal vem mantendo desde o seu nascimento em 1974, quase que diariamente encontramos influentes subsídios que registram acontecimentos referentes ao passado e que, nos dias de hoje, servem para esclarecer a respeito de fatos que demonstram a luta desenvolvida pelos bauruenses, nos velhos tempos, lutas essas que alicerçaram a vitoriosa trajetória de nossa cidade.

Uma dessas realizações se refere à criação do nosso Horto Florestal, cujos primeiros pormenores começaram a ganhar corpo em fins de 1928, quando Fernando Costa (posteriormente foi interventor “governador” do Estado de São Paulo, em lugar de Adhemar de Barros) era o Secretário da Agricultura. Na época, ele idealizou o reflorestamento do nosso estado com a criação de cinco distritos florestais, cada um com a sua sede no interior.

De uma edição comemorativa do 8º aniversário do antigo jornal Correio da Noroeste, de propriedade do saudoso jornalista José Fernandes, extraímos uma reportagem que destaca, em detalhes, como aconteceu a criação do nosso Horto Florestal, a qual transcrevemos a seguir.

Inicialmente foram escolhidos os municípios de São Paulo, Mairinki, e Mogi das Cruzes e Bebedouro, restando o último cuja indicação estava para ser decidido entre Jaú, Bauru e Lins. Foi decisiva uma correspondência enviada pelo então deputado estadual Vergueiro de Lorena, isto em novembro de 1927, na qual citava a privilegiada posição da nossa cidade para sediar referido Distrito Florestal, visto a convergência de três estradas de ferro (Sorocabana, Noroeste e Paulista). “Caso V.S. adote o meu pensamento, poderá o governo estadual contar com o terreno necessário, pois a Câmara Municipal promoverá o oferecimento de 5, 10 alqueires ao Horto Florestal em local a ser escolhido por V. Sª.” Foram enviadas à Secretaria da Agricultura todas as informações necessárias à concretização do importante empreendimento, as quais salientavam que o local “dista da cidade cerca de quatro quilômetros e fica situado no bairro da Vargem Limpa e junto à Estrada de Ferro Paulista e à estrada de rodagem que liga Bauru a Pederneiras, sendo fácil, portanto, obter-se futuramente um desvio para o carregamento de mudas. Existem algumas benfeitorias que, retocadas, podem ainda prestar serviços, além de uma casinha de tijolo coberta de telhas, com quatro compartimentos. Há também uma casa grande de fábrica, cinco ranchos de taboas, uma roda d´água e 800 metros de rego em péssimo estado.

Decorridos alguns meses sem mais se falar sobre o assunto, até que nos últimos dias do mês de dezembro de 1928, o jornal Diário da Noroeste, publicava a seguinte notícia: “Graças aos esforços da nossa Câmara Municipal e, particularmente dos srs. deputado Vergueiro de Lorena e do capitão Gomes Duarte, prefeito municipal, já estão definitivamente resolvidas as bases para a criação, nesta cidade, de um Horto Florestal a ser instalado na chácara do sr. Javoleno Vaz, recentemente adquirida pelo Legislativo.

O novo Distrito Florestal vai fornecer mudas de árvores frutíferas, árvores para jardins, ornamentais, etc. para 32 municípios desta região. Esse melhoramento representa , para Bauru e toda a Noroeste, grande relevância e deve-se exclusivamente ao alto espírito de progresso que norteia o trabalho dos nossos edis, que ressalta o entusiasmo com que estão sendo tratados os problemas municipais.

A doação do terreno onde ficará o Horto Florestal, ao governo do Estado, é outra prova evidente do indispensável interesse dos senhores vereadores para com Bauru. Já nos primeiros dias de janeiro de 1929, o sr. João Vicente tomava posse como o primeiro diretor do Horto, cujo início das obras de sua instalação agora iriam entrar no período de maior atividade. Indiscutivelmente, estava criado o Horto Florestal de Bauru.”

Fonte: