20/06/2013

O Instituto Florestal realizou, de 10 a 14 de junho de 2013, o primeiro curso neste ano de identificação macroscópica de madeiras para a Polícia Ambiental.

A iniciativa está vinculada à intensificação do Governo do Estado na fiscalização do transporte de madeira nativa, principalmente a de origem Amazônica, nas divisas do Estado. Para isso, é necessário identificar e quantificar a madeira transportada e comercializada verificando se é realmente aquela que consta na nota (Documento de Origem Florestal-DOF), ou se trata-se de madeira ilegal. Mas para que o ilícito seja comprovado, há necessidade de análise técnica, ou seja, identificação anatômica macro e microscópica das madeiras e produtos carbonizados (carvão) e elaboração de laudo técnico, que são realizados somente por especialistas.

O curso foi dividido em aulas teóricas e práticas e ocorreu na Seção de Madeira e Produtos Florestais, onde puderam conhecer a Xiloteca Octávio Vecchi e realizar atividades de identificação macroscópica em laboratório com equipamentos apropriados.

O corpo docente foi composto pela Dra. Sandra M. B. Florsheim da Seção de Madeira e Produtos Florestais da Divisão de Dasonomia do Instituto Florestal e os especialistas Adriano Peres Ribeiro, Ivelize Maciel de Andrade, Julia Sonsin Oliveira, Richard Kleiber Soares, Tatiana Cestini Gouveia e Vitor Nascimento Marques. Participaram 23 policiais ambientais.

 

Fotos: José D. Senhorinho

Mais informações: Pesquisadora Científica Dra. Sandra Monteiro Borges Florsheim, Seção de Madeira e Produtos Florestais – Tel.: (11) 2231-8555/ Ramal 2002