06/06/2013

O Instituto Florestal realizou a sétima edição do Seminário de Iniciação Científica da instituição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no último dia 6 de junho.

Este importante evento apresenta o resultado dos trabalhos dos bolsistas de iniciação científica do Instituto Florestal sob orientação do corpo técnico da instituição e contou com a participação de um grande número de técnicos de São Paulo e do interior. Foram apresentados oralmente 18 projetos por bolsistas do Programa e 29 foram expostos na forma de painéis por outros bolsistas da instituição.

O seminário aconteceu no auditório do IF tendo como componentes do Comitê Externo PIBIC – IF, a Dra. Alessandra Ike Coan (UNESP-Rio Claro), Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho (Esalq-USP), Dra. Solange Terezinha de Lima Guimarães (UNESP) e Dra. Luiza Sumiko Kinoshita (Unicamp). Foi unânime a avaliação positiva com relação a qualidade dos trabalhos e o aumento expressivo do número de bolsistas que apresentaram trabalhos.

Como ocorre tradicionalmente, ao final das apresentações foi realizada a avaliação pelos membros do Comitê Externo e a premiação dos trabalhos em destaque. Veja a lista dos premiados abaixo.

 

APRESENTAÇÃO ORAL

1º Lugar – Gabriela Trindade Pires
“A procedência das sementes influencia na condutividade hídrica do lenho de Myracrodruon urundeuva?”
Orientação: Eduardo Luiz Longui

2º Lugar: Cristiane Aparecida Vieira
“Teste de envelhecimento acelerado em sementes de Gallesia integrifolia (Spreng.) Harms – (pau d’alho).”
Orientação: Sérgio Roberto Garcia dos Santos

3º Lugar: Fernando Cesar Andreoli
“Análise do significado das Estações Ecológica e Experimental de Itirapina (SP) e o papel da zona de amortecimento na perspectiva de moradores da zona urbana do entorno para alternativas de educação ambiental”
Orientação: Helena Dutra Lutgens


PAINEL 

1º Lugar: Lucas Sousa Neves Andrade
“Variação das dimensões dos canais secretores em faces resinadas e não resinadas de árvores dePinus elliotti var. elliotti.”
Orientação: Sandra Monteiro Borges Florsheim

2º Lugar: Rosângela Soares Lopes
“Influência do plano diretor na preservação da espécie Puma concolor (Linnaeus, 1771): análise espacial do plano diretor de americana e da área de vida de um felino”
Orientação: Kátia Mazzei

3º Lugar: Rafael Ribeiro dos Santos
“O site institucional como ferramenta de divulgação e popularização da ciência”
Orientação: Alexsander Zamorano Antunes

 

Fotos: José D. Senhorinho

Mais informações: Eduardo Luiz Longui, Coordenador Acadêmico do PIBIC-IF.
Tel. 11-2231.8555 / Ramal 2001