05/06/2013

Neste mês, o Programa ECOatitude completa seu terceiro ano. O Programa foi criado objetivando fomentar reflexões e buscar mudanças nas posturas dos indivíduos em relação aos hábitos de consumo e atitudes para as práticas que podem contribuir para um planeta mais saudável.

Acreditando nisso, o Instituto Florestal promove ações destinadas a fomentar a diminuição de consumo de água e energia, reutilização de materiais, coleta seletiva, reciclagem de resíduos e iniciativas destinadas a promover o bem estar das pessoas, funcionários e familiares.

Aqui estão algumas dicas de atitudes simples e que fazem a diferença (FONTE: cartilha “Ações Para o Bem-Viver”)

ÁGUA 
1. Feche a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba, ensaboar a roupa e pratos.
2. Tome banhos rápidos. Cada minuto que o chuveiro está ligado corresponde a muitos litros de água.
3. Reutilize a água descartada pela máquina de lavar roupas para lavar calçadas e quintais, e não usando a mangueira como vassoura.
4. Utilize balde para lavar o carro, pois a mangueira desperdiça centenas de litros de água.
5. Regue as plantas à noite ou pela manhã, pois assim a água não se perde com a evaporação e favorece o desenvolvimento das plantas.
6.Verifique regularmente se há vazamentos em sua casa ou escritório, como torneiras pingando ou canos furados. Cada gota perdida por segundo equivale a 46 litros de água em um dia. Informe às autoridades competentes quando observar vazamentos em locais públicos.
7. Utilize a água do cozimento de legumes e verduras, após esfriar, para regar as plantas, pois é rica em sais minerais.
8. Guarde o óleo utilizado em frituras e encaminhando para empresas recicladoras. Jogar óleo no ralo da pia, tanque ou vaso sanitário, entope canos, prejudica o tratamento de esgoto e polui as águas.
ENERGIA
1. Crie o hábito de desligar as luzes ao sair do ambiente ou mantê-las desligadas quando houver luz natural suficiente para a iluminação.
2. Troque as lâmpadas incandescentes para as do tipo fluorescentes, que gastam 60% menos energia.
3. Evite deixar os aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos ligados na tomada quando não estiverem em uso, pois além do gasto desnecessário de energia, ainda esses aparelhos podem queimar devido às descargas elétricas.
4. Procure não deixar muitos aparelhos ligados em uma mesma tomada, pois os fios esquentam e o consumo aumenta. A sobrecarga pode até causar um incêndio. Se não houver outra alternativa, utilize uma régua (extensão) com filtro
de proteção.
5. Acumule roupa para passar. Ligar e desligar o ferro muitas vezes consome mais energia.
6. Tome banhos curtos. Além de economizar água, você economiza também dinheiro, pois o gasto com chuveiro elétrico representa 30% de sua conta de luz.
7. Utilize papel reciclado. A produção do papel reciclado consome 70% a 90% menos energia do que o papel comum, além de poupar nossas florestas.
TRANSPORTE
1. Compartilhe o transporte individual com outras pessoas, assim você reduz os custos com o veículo, gera menos poluentes e tem a oportunidade de conviver e fazer amigos.
2. Procure utilizar os transportes coletivos sempre que possível. Isso colabora com a redução dos congestionamentos e diminui gastos com combustível.
3. Faça pequenos trajetos de bicicleta ou a pé. Além de serem alternativas baratas, você ainda pratica exercícios.
4. Mantenha seu carro regulado. A manutenção correta de seu veículo ajuda a reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera.
5. Evite circular com automóvel em horários e zonas de maior congestionamento. O “pára e anda” aumenta o consumo de combustível e causa muita poluição.
6. Reflita antes de comprar um carro. Os modelos maiores consomem mais combustível e poluem mais.
7. Procure fazer seus passeios a pé. Com isso você pode usufruir melhor da companhia de seus familiares e amigos.
RESÍDUOS
1. Adquira produtos com menos embalagem, avaliando a quantidade e a necessidade.
2. Planeje suas compras e o consumo para evitar o desperdício. Faça sua lista antes de ir ao supermercado ou ao shopping, evitando assim, comprar por impulso. Utilize sacolas duráveis para armazenar ou carregar as compras.
3.Reutilize a folha de papel (frente e verso). Em caso de impressão, use a Ecofont e o modo econômico. Aproveite as sobras de papel para fazer rascunho ou blocos de recados.
4. Dê preferência ao uso de pilhas e baterias recarregáveis. Duram mais, poluem menos e têm melhor custo/benefício.
5. Limpe e separe o material para reciclagem (papel, plástico, vidro, metal) para que possa ser coletado por cooperativas e associações de catadores ou leve aos postos de coleta em seu bairro ou cidade.
6. Separe o lixo orgânico (restos de comida e folhas de árvores) para compostagem, que pode ser utilizada como adubo de jardim e hortas. Trata-se de um procedimento muito simples, possível de ser feito na própria residência.
7. Encaminhe todo resíduo que não for para coleta seletiva ou compostagem para a coleta pública. Nunca enterre ou ponha fogo nesse resíduo.
8. Descarte o lixo eletrônico (pilhas,baterias e outros) em locais de coleta apropriados. Alguns supermercados, farmácias e bancos prestam esse serviço. Esses materiais não devem ser jogados no lixo comum, pois contêm metais pesados altamente tóxicos para a saúde humana e ao meio ambiente.
9. Utilize sua própria caneca ou copo no seu dia a dia. Copos plásticos descartáveis demoram mais de cem anos para se decompor.

 

Fotos: José D. Senhorinho

Mais informações: Leni Meire P. R. Lima – Coordenadora do Programa ECOatitude do Instituto Florestal, Fone: 11.2231-8555 ramal 2004