17/04/2013

O Instituto Florestal realizou dia 04 de abril de 2013, em São Paulo, mais uma edição do Ciclo de Palestras. O tema abordado foi Planejamento Ambiental.

O Pesquisador Científico do IF Luis Alberto Bucci foi o mestre de cerimônias e a mesa de abertura contou com a presença do Diretor Geral da instituição Miguel Luiz Menezes Freitas.

A primeira palestra do dia foi ministrada pela Dra. Sueli Angelo Furlan, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP , abordando o tema “Outras estratégias além das Unidades de Conservação”. Defensora das UCs, falou sobre a importância de se conservar valores sociais, especialmente em escala local.

A segunda palestra foi ministrada por Clayton Ferreira Lino, Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, abordando o tema “Novos mecanismos e estratégias para criação e implementação de áreas protegidas”. Clayton enfatizou que “a questão de conservação é mais do campo social do que da biologia”. Segundo ele, para uma boa gestão de área protegida, “é preciso de gente que sabe tratar com gente”.

Ao final, foram realizados debates com a interação da platéia. Os trabalhos foram moderados pelo Professor Dr. Sidney Raimundo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades EACH da Universidade de São Paulo – USP.

O evento aconteceu no auditório do IF e teve a presença de cerca de 150 participantes.

Acesse o material utilizado nas apresentações:

1ª Apresentação – Outras estratégias além das Unidades de Conservação – Sueli Angelo Furlan

2ª Apresentação – Novos mecanismos e estratégias para criação e implementação de áreas protegidas – Clayton Ferreira Lino

Fotos: José D. Senhorinho

Mais informações: Leni Meire P. R. Lima – Serviço de Comunicações Técnico-Científicas – Tel: (11) 2231-8555 ramal 2004