18/03/2013

O objetivo central foi familiarizar estagiários de nível superior e funcionários da instituição com a diversidade e a identificação de aves, tendo em vista que elas apresentam importante potencial como bioindicadores. Só no Estado de São Paulo já foram identificadas aproximadamente 800 espécies de aves, sendo que no Parque Estadual Alberto Löfgren – PEAL é possível encontrar 200 destas.

As aulas incluíram exposições teóricas, práticas de campo e exercícios, em que os participantes puderam experimentar metodologias aplicáveis nos processos de diagnóstico, monitoramento e manejo, visando à conservação da biodiversidade.

No decorrer dos trabalhos, além do conhecimento técnico, foi ressaltado por Alexsander a importância da ética como baliza para a ação dos pesquisadores e a empatia como estímulo ao estudo e à dedicação na proteção do meio ambiente.

Para Renato Ferreira Lemos da Silva, estagiário do PEAL e graduando em Ciências Biológicas “O curso foi excelente e contribuiu muito para a finalização do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) sobre levantamento e biologia da avifauna de uma reserva particular”

O curso, realizado na sede o Instituto Florestal, localizada no PEAL, em São Paulo, contou com a presença de 15 participantes.

Para saber mais sobre o assunto:
http://www.wikiaves.com.br
http://www.icmbio.gov.br/cemave
http://www.ararajuba.org.br/sbo/index.htm

 

Fotos: Paulo A. Muzio
Mais informações: Pesquisador Científico Alexsander Zamorano Antunes – Seção de Animais Silvestres – Tel. 11-2231.8555 / Ramal 2023 e 2151