http://iflorestal.sp.gov.br

08/03/13 12:15

Reunião da Operação Corta-fogo no Instituto Florestal

No dia 27 de fevereiro de 2013, estiveram reunidos na sede do Instituto Florestal, em São Paulo, no Parque Alberto Löefgren, representantes do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

Nesta reunião, o Intituto e a Fundação Florestal apresentaram um panorama dos incêndios florestais dos últimos seis anos, como subsídio ao plano de estratégias para prevenção e combate aos incêndios de suas unidades no ano de 2013. Além deste tema, foram abordados assuntos relacionados à Educação Ambiental na Operação Corta Fogo, um apoio importante para a sensibilização da população sobre a temática dos incêndios florestais. Foi discutida também, com encaminhamentos positivos, a viabilização de brigadistas temporários para o período de estiagem, os quais atuarão junto ao Corpo de Bombeiros. Informou-se também, que através da Coordenação do Sistema Estadual, em parceria com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) estão em fase avançada as tratativas de se estabelecer o Sistema de Monitoramento da Operação Corta Fogo, que em muito auxiliará na prevenção e na gestão dos incêndios florestais no estado de São Paulo.

O Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais foi criado pelo decreto 56.571/2010 e para a efetivação do sistema foi criada a Operação Corta Fogo, que visa à redução dos focos de incêndios e, consequentemente, a minimização dos impactos que estes acarretam. A operação prevê a integração das ações de prevenção, monitoramento, controle e combate a incêndios florestais, que são coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais)  em conjunto com o Instituto Florestal, a Fundação Florestal, o Corpo de Bombeiros, a Policia Militar Ambiental, as coordenadorias de Educação, Planejamento e Fiscalização Ambiental, a CETESB, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Casa Militar) e os Municípios.

Site: http://iflorestal.sp.gov.br/cortafogo

 

Fotos: José D. Senhorinho
Mais informações: Especialista Ambiental Fabiano Botta Tonissi – Floresta Estadual de Bebedouro – Tel.: (17) 3342-2890 / 3343-5900