08/02/2013

O Guia apresenta técnicas para tratamentos pré-germinativos de sementes florestais nativas que apresentam dormência ou germinação desuniforme. Foram abordados os métodos físicos e mecânicos para a quebra de dormência e que podem ser realizados nas situações encontradas comumente em viveiros. A publicação traz estas informações para cem espécies de árvores presentes em diferentes tipos de vegetação do Estado de São Paulo, portanto uma grande contribuição aos profissionais que atuam na área florestal, como viveiristas, produtores de sementes, técnicos e estudantes.

O livro tem formato de bolso, podendo ser utilizado em trabalho de campo. Além das fichas técnicas das espécies, o manual contém textos didáticos. Ivanauskas escreveu dois capítulos: “Formações florestais paulistanas” e “A importância da flora regional para o sucesso da restauração florestal”, além de outras contribuições técnicas para as fichas de espécies.

Organizado por Roberto Bretzel Martins, e de autoria de Edson S. Mori, Fátima C. M. Piña-Rodrigues e Nobel P. Freitas, o Guia foi impresso no final de 2012 e distribuído no início de 2013. A publicação é uma realização do Instituto Refloresta (antigo Ecoar Florestal) em parceria com a UNESP, a UFSCar, a Universidade de Sorocaba e a Prefeitura de Porto Feliz, tendo sido financiado com recurso do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) através do Comitê da Bacia Hidrográfica Sorocaba / Médio Tietê.

Mais informações: Pesquisadora Científica Natália Macedo Ivanauskas, Seção de Ecologia Florestal.
F:(11) 2231-8855 ramal 2097