01/02/2013

Realizado anualmente desde o ano 2000, o evento reuniu profissionais dos Núcleos de Educação Ecoprofissional (NEEs) de Cajamar, Cubatão, Paraibuna, Santo André – Paranapiacaba e São Paulo – Parelheiros, além das cidades que desejam inaugurar os seus núcleos, como Mairinque, Mairiporã e Salesópolis. O evento foi organizado pelo Instituto Florestal e pela Associação Holística de Participação Comunitária e Ecológica – AHPCE – Núcleo da Terra.

O propósito do Encontro da Rede foi construir o planejamento de 2013 para a Rede do PJ-MAIS. Mais especificamente, os objetivos do encontro foram:

  • Estabelecer o modelo de atuação da Rede para 2013 (estratégias, princípios, funções, atividades, metas e cronograma).
  • Propiciar espaços para intercâmbio de informações e planejamento dos NEEs.
  • Vivenciar o modelo de rede distribuída (interação e cooperação);
  • Propiciar insumos para a atuação das diferentes partes da rede.

O PJ-MAIS atua desde 1996. É um modelo de intervenção socioambiental criado pelo Instituto Florestal e a AHPCE, com a participação da FAO (Organização das Nações Unidades para o Alimento e a Agricultura) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O objetivo do programa é propor modelos de utilização sustentável do território da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, a partir da formação ecoprofissional de jovens e da criação e fomento dos ecomercados de trabalho locais. Essa modalidade de mercado inclui a produção de mudas e a recuperação ambiental, o turismo sustentável, a produção sustentável de alimentos, a redução e reciclagem de resíduos, entre outros.

Após a edição da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o PJ-MAIS vem se configurando como um modelo ideal para a construção da governança de unidades de conservação e demais áreas protegidas, especialmente em suas zonas de amortecimento.

Com o PJ-MAIS, o Instituto Florestal reedita sua tradição de capacitação de importantes setores da comunidade que vivem em contato com a floresta, decodificando o conhecimento científico e transformando-o em políticas públicas. Ademais, o programa tem sido importante fonte de produção científica na instituição, com inúmeros artigos publicados no Brasil e no exterior.

O PJ-MAIS já recebeu diversos prêmios e distinções internacionais, com destaque ao prêmio da UNESCO como melhor projeto em reservas da biosfera da região da América Latina e o Caribe (2001), e o prêmio do Banco Mundial na edição de 2005 da competição Development Marketplace, onde foi um dos 30 vencedores entre 2.700 projetos de todo o mundo.

Vários jovens dos NEEs Horto-Cantareira e de Paraibuna, onde o IF apoiou o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, também foram laureados nos principais concursos científicos nacionais para a categoria.

 

Foto: José D. Senhorinho
Mais informações: Rodrigo Antonio Moraes Braga Victor – PJ MAIS – Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social. F: (11) 2231-8855 ramal 2104 / 3350