31/01/2013

O Roteiro apresenta conteúdos específicos sobre as características da flora, da fauna, dos recursos hídricos e das relações ecológicas que podem ser observadas e interpretadas no percurso da trilha, bem como a história do Parque. É proposto para ser utilizado, de forma flexível e autônoma, no planejamento e no desenvolvimento de atividades educativas, considerando as características dos alunos, objetivos e conteúdos relacionados às ciências naturais, geográficas e sociais com ênfase no contexto local.

As atividades de educação ambiental do Parque Estadual de Porto Ferreira procuraram, ao longo dos anos, integrar conservação, gestão e pesquisa de modo a socializar os conhecimentos produzidos sobre a unidade à comunidade.

Nessa perspectiva, a vivência com professores e alunos apontou a necessidade de sistematizar as informações da Trilha das Árvores Gigantes, da unidade e de outros conteúdos relacionados à temática ambiental por meio da publicação.

Assim, entre os anos de 2008 a 2011 se desenvolveu um processo participativo e colaborativo entre o Parque e o Departamento de Educação de Porto Ferreira, compartilhado com um grupo de nove professoras que visitavam anualmente a unidade e que contribuíram com suas experiências e seus conhecimentos pedagógicos durante o pré-teste e adequações do Roteiro.

Esse processo colaborativo compreendeu diversos procedimentos como reuniões entre pesquisadoras, equipe pedagógica e professoras, aplicação de questionários, visitas das professoras à Trilha para discussões sobre os conteúdos com intervenções da equipe do Parque, visitas das professoras com seus alunos ao Parque utilizando a primeira versão do Roteiro na Trilha, reuniões de grupos focais relacionados às práticas pedagógicas e  aplicação de questionário pós-atividades às professoras.

Os dados do pré-teste revelaram que o Roteiro possibilitou o desenvolvimento de diferentes práticas pedagógicas em sala de aula e na Trilha e contribuiu com o conhecimento do conteúdo específico das professoras e dos alunos em relação à temática ambiental local e a importância da conservação da biodiversidade da unidade, apresentando-se como um importante material de apoio didático e instrumento de estudo do meio.

Como resultado do processo, o Roteiro foi publicado no periódico IF Série Registros nº 49 em novembro de 2012 e lançado durante as comemorações dos 50 anos de criação do Parque.

Espera-se que o Roteiro se constitua em um material paradidático de apoio às práticas pedagógicas e atividades educativas, interpretativas e de estudo do meio desenvolvidas na Trilha, no Parque e em outros espaços naturais, como subsídio à abordagem da temática ambiental de forma transversal.

Clique aqui para acessar o conteúdo do Roteiro.

 

Fotos: Acervo Parque Estadual Porto Ferreira
Mais informações: Pesquisadoras científicas Marlene Francisca Tabanez – mtabanez@if.sp.gov.br e Sonia Aparecida de Souza – soniasouza@if.sp.gov.br