16/01/2013

Em 12 de dezembro de 2012, em reunião de encerramento das atividades do ano, no Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente do Município de Batatais (Condema), foi realizado o lançamento oficial do livro Informações Básicas para o Planejamento Ambiental – Município de Batatais. O trabalho teve como coordenadores o Pesquisador Científico do Instituto Florestal, Marcelo Zanata, e a Professora da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp (Campus Jaboticabal), Teresa Cristina Tarlé Pissarra.

A publicação ilustrada reúne diversas fontes de informações sobre a área de atuação e propõe uma base conceitual voltada para a observação e a síntese do conjunto e das particularidades do uso da terra, orientada segundo a distribuição geográfica dos recursos naturais. Destaca a importância da incorporação das novas ferramentas tecnológicas ao processo de trabalho, como sistemas de informação geográfica e a interpretação do meio, auxiliando nas possibilidades de implantação de atividades conservacionistas no município de Batatais.

As microbacias foram definidas como áreas de base, para a avaliação do meio, nas categorias dos mapas temáticos, de uso e ocupação do solo, geologia, solos, planialtimetria, drenagem, infraestrutura viária, limites das bacias, entre outros.

Esta obra proporciona cartas temáticas e, mediante enfoque de aspectos histórico, descritivo e conceitual, entrega à sociedade um instrumento importante de informações gerenciais e dados estimados de caráter ambiental, com uma inovação no que tange à hidrologia do Município de Batatais. Assim, os resultados decorrentes do levantamento de dados e suas respectivas análises são apresentados na região político-administrativa e em unidades de gerenciamento de recursos hídricos, denominados neste trabalho de Compartimentos Hidrológicos. A análise ambiental básica em compartimentos hidrológicos tem o intuito de subsidiar a elaboração de projetos, a fiscalização, o licenciamento e o monitoramento ambiental, como também o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos científicos e técnicos.

O livro tem 11 capítulos com diversos autores em cada área de especialidade, entre eles o Diretor Geral do Instituto Florestal Miguel Luiz Menezes Freitas e o Pesquisador Científico Alexandre Magno Sebbenn, que escreveram o capítulo sobre conservação genética das espécies arbóreas da região. O trabalho envolveu também professores universitários, alunos de pós-graduação e graduação, três campus da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade de campinas (UNICAMP).

A tiragem de 100 exemplares foi financiada pelo Condema de Batatais e visa a distribuição gratuita às escolas públicas e privadas, setores da administração municipal, aos municípios vizinhos e instituições de pesquisa.

Faça o download do livro.

Fotos: Marcelo Zanata
Mais informações: Pesquisador Científico Marcelo Zanata – Coordenador da publicação – F: 11-2231.8555 ramal 2054