06/12/2012

O Instituto Florestal promoveu, na Estação Experimental de Itirapina, o Encontro de Pesquisas em Andamento das Unidades de Itirapina.O seminário teve o objetivo de divulgar as pesquisas, bem como promover a interação entre os pesquisadores que trabalham nas Estações Ecológica e Experimental de Itirapina – SP. Esse evento proporcionou ainda, a implementação das metas e o respectivo aprimoramento das ações previstas no Programa Estudos e Pesquisas do Plano de Manejo dessas Unidades.

A programação contou com nove apresentações que englobaram desde questões internas, como os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Técnico-Científica – Cotec do IF no acompanhamento das pesquisas desenvolvidas nas áreas protegidas administradas pelo SIEFLOR e o Plano de Manejo das Unidades, como também o andamento dos projetos de fauna, vegetação e manejo cuja responsabilidade de execução encontra-se com instituições parceiras nos seus respectivos laboratórios.

Entre os Palestrantes destacamos o Professor Manoel Martins Dias Filho, representante do Hympar – Instituto de Hymenopteras parasitóides da região sudeste brasileira, a Professora Doutora Dalva M. da Silva Matos do Laboratório de Ecologia e Conservação – UFSCar, a Doutora Andrea Ferrari do Instituto de Biociência – Universidade de São Paulo e a doutoranda Talita Zupo Laboratório de Ecologia da Vegetação – UNESP de Rio Claro.

Ainda, como resultado decorrente do evento ficou acordado a redação de um artigo técnico-científico a ser publicado na Série Registro do IF, a implantação de um canal de comunicação entre os pesquisadores via site da unidade, bem como o incentivo e oapoio por parte da administração das unidades aos pesquisadores que nelas trabalham.

 

Instituições e laboratórios envolvidos nos projetos

INCT – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia
Instituto de Hymenopteras parasitóides da região Sudeste Brasileira –  Hympar

UFSCAR São Carlos
Lab de Ecologia e Conservação ; Departamento de Hidro-Biologia
Lab. de Ecologia e Conservação de Aves Neotropicais
Lab de Biodiversidade Molecular e Conservação

UNESP RIO CLARO
Lab de Ecologia da Vegetação ;
Lab Spacial Ecologi and Conservação

USP – IB – São Paulo
Lab. de Ecologia de Aves ; departamento de ecologia

 

Fotos: Acervo E.E. Itirapina
Mais informações: Pesquisadora Científica Denise Zanchetta – Tel: (19) 3575-1345 e 3575-3326