14/11/2012

Dia 14 de novembro é Dia mundial de Combate ao Diabetes. O Instituto Florestal, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Mariquinha, do Tremembé, realizou palestra sobre prevenção e controle da doença. Em seguida, foram realizados testes de glicemia com os participantes. O teste mede a quantidade de açúcar no sangue, identificando se a pessoa possui ou não a doença.

A ação educativa foi ministrada pela enfermeira Cátia Fernandes Henrique, pela nutricionista Érica Lie Arake e pela auxiliar de enfermagem Gildene dos Santos Queiróz, todas funcionárias da UBS. O Pesquisador Científico do IF, Eduardo LuizLongui, representou o Diretor Geral Miguel Luiz Menezes Freitas e foi o primeiro a fazer o teste de glicemia para encorajar os demais. A pressão arterial também foi verificada.

Cerca que 40 pessoas estiveram presentes durante a palestra e 80 fizeram o teste.

 

O Diabetes

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o Brasil tem 12 milhões de diabéticos, dos quais grande parte desconhece ser portador da doença e 50% da população é obesa ou tem sobrepeso, o que favorece o surgimento do do diabetes. Diabéticos ficam suscetíveis a diversos problemas, como infartos, derrames ou falência dos rins, entre outros.

Para prevenir e controlar a doença, recomenda-se eliminar frituras, ainda muito presentes no prato do brasileiro, ingerir menos carboidratos e aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras. A reeducação alimentar, que apesar de sofrer resistência por parte das pessoas, tem baixo custo.

 

Fotos: José D. Senhorinho
Mais informações: Leni Meire P. R. Lima – Serviço de Comunicações Técnico-Científicas – Tel: (11) 2231-8555 ramal 2004