09/11/2012

O Instituto Florestal realizou, no dia 08 de novembro de 2012, em parceria com a Japan Internacional Cooperation Agency (JICA) e a Associação de Bolsistas da JICA (ABJICA), o Seminário Frutas da Mata Atlântica.

O evento teve por objetivo debater as potencialidades comerciais das frutas comestíveis da Mata Atlântica como ferramenta para viabilizar sua conservação e a participação das comunidades nesse processo. A realização do Seminário teve o apoio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) da Secretaria do Estado do Meio Ambiente (SMA), da Fundação Florestal (FF), do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Prefeitura Municipal de Sete Barras, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV).

A mesa de abertura foi composta pelo Diretor Geral do Instituto Florestal, Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas, pelo Representante Chefe da JICA no Brasil, Satoshi Murosawa, pelo Presidente da ABJICA, Dr. Guenji Yamazoe e pelo Presidente do Conselho Nacional da RBMA, Dr. Clayton Ferreira Lino. O pesquisador do IF e Coodenador da RBCV, Luiz Alberto Bucci, foi o mestre de cerimônias. O evento contou ainda com a ilustre presença do ambientalista Dr. Paulo Nogueira Neto, que deu um depoimento otimista a respeito das situação atual das florestas: “Quando o amigo Guenji contou sobre o Seminário que estava fazendo, pensei que ele merecia todo o apoio, porque é a maneira que a gente tem de começar a discutir sobre essas novas florestas que estão surgindo no Estado de São Paulo.”

As palestras abrangeram toda a cadeia de produção de frutas, sua importância na restauração da Mata Atlântica e o envolvimento das comunidades.

Na parte da manhã, Douglas Bello, empreendedor de agronegócios, fez um balanço sobre cultivo e mercado de frutas nativas durante uma década. Helton Josué Teodoro Muniz, colecionador de espécies frutíferas, falou sobre as potencialidades de frutas silvestres pouco conhecidas. Gilberto Ohta de Oliveira, líder comunitário, compartilhou sua experiência sobre iniciativa local e ativo socioambiental global. Márcia Ortiz Mayo Marques, pesquisadora do IAC, falou sobre o potencial uso econômico de espécies aromáticas. Na parte da tarde, Paulo Eduardo da Rocha Tavares, engenheiro de alimentos do ITAL, falou sobre o potencial das frutas da Mata Atlântica. Em seguida, Renato Farinazzo Lorza, da Fundação Florestal, ministrou palestra sobre a utilização sustentáveis de recursos não madeiráveis da floresta. Daniela Petenon, da CBRN, falou sobre a gestão do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS). Clayton Ferreira Lino, apresentou as experiêncais da RBMA. Natália Ivanauskas, pesquisadora do IF, encerrou as palestras falando sobre conservação do patrimônio natural.

As palestras foram realizadas no auditório da sede do IF em São Paulo. Na parte externa ao prédio, aconteceu uma exposição das comunidades convidadas para a degustação de frutas e distribuição de mudas e sementes de frutíferas nativas. Estiveram presentes expondo produtos da Mata Atlântica, as seguintes comunidades: Guapiruvui-Rio Preto, de Sete Barras, Akarui, de São Luiz do Paraitinga, Instituto Fauser – Instituo H&H Fauser, de Paraibuna, Comunidade de Mairiporã e RBMA

O Seminário contou com a presença de 192 participantes inscritos, mas estima-se um número maior devido aos curiosos atraídos pela degustação. Por conta do grande número de participantes, foi disponibilizado um telão para que as palestras pudessem ser acompanhadas do lado de fora do auditório lotado.

Fotos: José D. Senhorinho
Mais informações: Pesquisador Científico Guenji Yamazoe – Tel. (11) 99666-5333