26/10/2012

Atendendo ao convite do Prof. Dr. Reinhart Ceulemans da Universidade de Antuérpia (Universiteit Antwerpen) e mediante autorização expressa de seus superiores hierárquicos do Instituto Florestal, Secretaria do Meio Ambiente e Secretário da Casa Civil, a pesquisadora do IF Isabele Sarzi Falchi participou, no período de 09 de abril a 07 de setembro de 2012, como Pesquisadora Científica Voluntária Sênior junto ao Grupo de Pesquisa em Ecologia Vegetal (PLECO).

Durante o período de afastamento, o Governo do Estado de São Paulo foi representado através de sua colaboração científica em dois projetos europeus de pesquisa, POPFULL e ICOS.

A Universidade de Antuérpia e o Grupo de Pesquisa PLECO
A Universidade de Antuérpia (Universiteit Antwerpen – UA) (www.ua.ac.be) foi fundada em 2003, após a união de 3 universidades chamadas anteriormente de RUCA, UFSIA e UIA. A raiz da Universidade remete ao ano de 1952. A UA possui aproximadamente 15.000 alunos, que fazem dessa Universidade a terceira maior da região dos Flandres da Bélgica. Mais de 2.400 alunos, não computados, são estrangeiros, sendo a maior parte da Comunidade Européia. A UA possui faculdades de Economia Aplicada, Artes e Humanidades, Direito, Medicina, Ciência Política e Social, Ciência, e, ainda, Ciências Famacêuticas, Biomédicas e Veterinárias.

O Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa em Ecologia Vegetal “PLECO” (www.ua.ac.be/pleco) está inserido no Departamento de Biologia, Faculdade de Ciência. É um grupo de pesquisa internacional de aproximadamente 40 pessoas, incluindo 3 professores permanentes, com especialização e experiência em diferentes tópicos e disciplinas de ecologia de plantas. Os objetivos gerais do PLECO é o estudo dos impactos das mudanças globais em plantas, vegetações e ecossistemas em todos os diferentes níveis de organização.

O Professor Doutor Reinhart Ceulemans (www.ua.ac.be/reinhart.ceulemans) é professor do Departamento de Biologia, Diretor do Centro de Excelência em Pesquisa em Ecologia (ECO) da Universidade de Antuérpia e porta-voz do Grupo de PLECO. Em 2010, recebeu o título de Doctor Honoris Causa da Universidade de Mendel (Mendel University) em Brno, República Checa. Em 2012, recebeu o mesmo título, Doctor Honoris Causa, da Universidade de Orléans (Université d’Orléans), França. Essa é a titulação máxima dos Professores Universitários, refletindo o grau de excelência em pesquisa do Professor Reinhart Ceulemans

 

Descrição dos projetos participação

1. POPFULL
POPFULL é a sigla que se dá ao projeto “System analysis of a bio-energy plantation: full greenhouse gas balance and energy accounting” (Análises de sistema de uma plantação de bio-energia: balanço de gases do efeito estufa e contabilização energética). Teve início em 2009, com previsão de término em 2014 (folder anexado).

Uma das estratégias da mitigação de gases do efeito estufa, que tem recebido atenção após o Protocolo de Kyoto, é o uso de bio-energia como substituição de combustíveis fósseis. Considerando as diversas alternativas de produção de bio-energia, o uso de cultivos de biomassa, como é o caso do cultivo de madeira em regime de curta rotação (short rotation coppice – SRC), é o mais indicado para o contexto europeu. Porém, antes de se concluir que o cultivo de bio-energia é eficaz para a mitigação de carbono, dois pontos devem ser observados: a contribuição do SRC no aquecimento global, através da análise completa do ciclo de vida (life cycle analysis) e a eficácia energética do sistema.

Os objetivos do projeto, portanto, são: (i) fazer o balanço completo dos gases mais importantes do efeito estufa (CO2, CH4, N2O, H2O e O3) e os componentes orgânicos voláteis, através da análise completa do ciclo de vida, e (ii) contabilizar a produção energética da plantação em regime de SRC com árvores de crescimento rápido.

O projeto envolve a parte experimental em área representativa da Bélgica e a modelagem dos dados. Para a parte experimental, 18 ha foram plantados com 12 clones de álamos (Populus spp.) e 3 clones de salgueiro (Salix spp.) em sistema de cultivo de curta rotação. A plantação é continuamente monitorada ao longo das rotações de dois anos.

As técnicas de correlação dos vórtices turbulentos (eddy covariance) são utilizadas para o monitoramentos dos fluxos de gases do efeito estufa e gases orgânicos voláteis, em combinação com avaliações de crescimento, produção de biomassa e balanço de fluxos de carbono. Para melhor compreensão dos fluxos de carbono, faz-se necessários a quantificação dos reservatórios de carbono, suas alterações e trocas com o ecossistema. Em plantações de curta rotação, a avaliação de crescimento e produtividade, conjuntamente com a avaliação do índice de área folear (leaf area index-LAI), são utilizadas para estimar os reservatórios de carbono.

Para a contabilização da produção energética, são utilizadas análises do ciclo de vida e avaliações de eficiência energética ao longo do período da rotação até a produção em energia elétrica e calor, propriamente dita.

Modelagem é o componente que completa o conhecimento coletado a cerca dos gases do efeito estufa e balanços energéticos. Esse componente permite prever e simular a redução da emissão dos gases do efeito estufa (emissões evitadas) ao longo dos diferentes ciclos culturais, cenários de aquecimento global e estratégias de manejo.

No contexto deste projeto, Isabele ficou responsável pela coleta de dados de crescimento do ano de 2012, após a primeira colheita, a saber: (i) fenologia de rebrota, durante a primavera, (ii) sobrevivência após a colheita e (iii) índice de área folear (LAI).

A metodologia utilizada para a coleta de dados de fenologia de rebrota e de fechamento de gemas, está descrita na versão ainda não publicada de artigo científico, em anexo, que será publicado em revista científica internacional de impacto. Ressalta-se que os dados da fenologia de fechamento de gemas estão sendo coletados por colegas do Grupo de Pesquisa em Ecologia Vegetal (PLECO), a fim de comporem o artigo mencionado. Os dados de sobrevivência e de LAI farão parte de outras publicações.

A sobrevivência após a colheita foi computada contando-se o número de plantas vivas de determinadas linhas do plantio, considerando o número de plantas vivas aferidas no ano anterior.
Em 2012, os dados de LAI estão sendo coletados periodicamente a cada uma ou duas semanas, desde o início da rebrota até o final deste ciclo de crescimento, ou seja, dezembro. Após o término do afastamento, colegas do grupo PLECO continuam coletando os dados de LAI, afim de aferir as mudanças no reservatório de carbono ao longo do ciclo de crescimento da plantação. Para esse parâmetro, os dados estão sendo utilizados dois métodos, o indireto, com o equipamento LICOR, e o direto, através da técnica não destrutiva de coleta de folhas em cestos.

2. ICOS
ICOS, “Integrated Carbon Observation System” (Sistema Integrado de Observação de Carbono), é uma projeto de infraestrutura de pesquisa europeu dedicado a observação de alta precisão de fluxos de gases do efeito estufa. O projeto, com duração prevista de pelo menos 20 anos, está em fase de preparação e envolve 17 países europeus. Cada um dos países fica responsável por buscar, junto ao governo local, financiamento para instalação e manutenção das infraestruturas.

A distribuição de infraestrutura do ICOS será baseada no tripé: (i) mais de 50 observatórios atmosféricos de concentrações de CO2, CH4, N2O e outros gases do efeito estufa, (ii) mais de 50 torres terrestres de fluxos para medir a troca de gás carbônico, vapor de água e energia, e (iii) plataformas de observações oceanográficas, incluindo barcos voluntários de monitoramento de fluxos de ar- oceano.

O monitoramento operacional desse tripé contará com 4 centros temáticos, sendo eles: (i) centro temático de atmosfera, com base na França, (ii) centro temático de ecossistema, com base na Itália, (iii) central de laboratório analítico, com base na Alemanhã, e (iv) centro temático de oceano, em preparação.

A Bégica, através da participação do grupo de pesquisa PLECO/Universidade de Antuérpia, é co-coordenadora do centro temático de ecossistema (ECT). No período de 22 a 24 de maio, Izavele participou de encontro do referido centro temático, em Antuérpia. Durante esse encontro, foram apresentados os últimos avanços do ECT, além da abordagem sobre testes e problemas de instrumentação das torres de observações. Os grupos de trabalhos setorizados dentro do ECT foram organizados, os participantes, as colaborações e o tempo de execução das tarefas foram definidas.

Nos dias 30 de maio a 01 de junho, a pesquisadora participou do Encontro Anual dos Investidores do Projeto ICOS (ICOS Annual Meeting e Stakeholder’s Conference), realizado em Bergen, Noruega, embora não científico. Cada país membro do projeto apresentou a evolução dos trabalhos e das conquistas financeiras alcançadas nas instâncias governamentais locais.

Durante o evento, embora não oficialmente, apresentou-se a intenção de no futuro expandir o projeto para outros continentes, respeitando as normas e condição estabelecidas.

O projeto prevê a criação de um portal de dados, chamado “Carbon portal”, que disponibilizará amplamente os dados do ICOS e produtos complementares.

A longo termo, as observações do projeto ICOS são essenciais para o entendimento do estado presente e a previsão do comportamento futuro do ciclo de carbono global e emissões de gases do efeito estufa.

3. Outras participações
Strategic Challenges in the EU-Brazil Relationship

Nos dias 7 e 8 de maio de 2012, a pesquisadora do IF participou de evento sobre Desafios sobre a Relação entre a União Européia e o Brasil, evento realizado na Royal Academy of Belgium for Sciences and Arts, em Bruxelas.

A Conferência foi organizada em 4 temas centrais, (i) econômicos, financeiros e de relações de trocas entre as partes, (ii) desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e energia, (iii) relações entre a União Européia e o Mercosul, e (iv) impactos entre BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), IBSA (Índia, Brasil e África do Sul) e BASIC (Brasil, África do Sul, Índia e China) na relação entre União Européia e Brasil.

Brazilian Delegation – Visit University of Antwerp

No dia 04 de junho de 2012, uma delagação de reitores e de vice-reitores de universidades brasileiras visitaram a Universidade de Antuérpia a fim a firmarem convênio de parceria entre as partes. Nessa ocasião, Izabele foi convidada a participar como exemplo de colaboração entre o Governo do Estado de São Paulo e a Universidade de Antuérpia. A foto oficial da visita, abaixo, foi tirada no pátio do campus City da Universidade de Antuérpia.

Considerações finais
Após o término do período de estadia como Pesquisadora Científica Voluntária junto à Universidade de Antuérpia, conclui-se que as técnicas de cultivo de árvores de rápido crescimento em regime de curta rotação, bem como as técnicas de acompanhamento dos fluxos dos gases de efeito estufa, podem ser implantados no contexto do Estado de São Paulo, desde que formatados grupos de trabalhos focados nessa temática, com todos os investimentos necessários.

Download do relatório completo em pdf com anexos.