11/10/2012

O Instituto Florestal realizou no dia 9 de outubro de 2012 mais uma edição do Ciclo de Palestras, abordando desta vez o tema “Conservação da Biodiversidade Costeira e Marinha de São Paulo”.

A mesa de abertura foi composta pelos palestrantes presentes e pelo Pesquisador Científico do IF Maurício Ranzini, em substituição ao Diretor Geral Miguel Luiz Menezes Freitas. Também Pesquisador Cientifício da instituição, Luiz Alberto Bucci foi o mestre de cerimônias.

A Pesquisadora Científica do IF Daniela Fessel Bertani, da Seção de Ecologia Florestal, moderou os trabalhos. A primeira palestra, foi ministrada pela Dra. em Ecologia e Professora da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Cinthia A. Brasileiro, que falando sobre anfíbios de ambientes insulares marinhos. Segundo ela, são poucas as espécies existentes e algumas são endêmicas. Em seguida, Ricardo J. Sawaya, também Dr. em Ecologia e Professor da UNIFESP, proferiu palestra sobre répteis, com ênfase em jararacas e amphisbaenas de ambientes insulares marinhos. O biólogo José Henrique Becker, coordenador técnico do projeto TAMAR, tratou da conservação de tartarugas marinhas. Falou da falta de proteção em algumas ilhas pequenas do litoral norte onde a população tem acesso e danifica ninhos. A veterinária de mamíferos marinhos e Dra. em Biologia, Juliana Marigo, da OnG Projeto Biopesca, falou sobre as causas das mortes desses mamíferos por redes de pesca. Mostrou que há estudos com outros tipos de rede onde os animais não se enroscam. Ao final, Pesquisador Científico do IF, MsC. Fausto Pires de Campos, falou sobre pesquisa da conservação de aves marinhas insulares.

Mais de 70 participantes compareceram ao evento.

 

Fotos: Marina Cruz
Mais informações: Rejane Esteves – Seção de Ecologia – Tel.: (11) 2231-8555/ Ramal 2097