27/09/2012

A Floresta Estadual de Avaré, também conhecida como Horto Florestal, e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Estância Turística de Avaré realizaram, no dia 21 de setembro de 2012, um plantio de mudas de árvores nativas frutíferas em comemoração ao dia da árvore, dando início ao projeto “Pomar de frutíferas nativas para a atração da fauna local”.

Este pomar servirá de alimento para a fauna local, sendo mais um atrativo para os visitantes das trilhas que poderão avistar estes animais de perto, conhecendo mais sobre a vida deles. Contribuirá também com a cobertura florestal local, otimizando o ciclo da água. Além disso, as árvores propiciam um clima mais ameno, diminuem a reflexão da radiação solar, têm importante papel no regime dos ventos, captam partículas e gases presentes na atmosfera, conservam a biodiversidade, contribuem com a estética em ambientes construídos, além da contribuição para a saúde física e mental das pessoas.

Revitalização do Lago

O evento também comemorou a revitalização do lago da unidade. Em 2009, sob o impacto de seguidos assoreamentos provocados por fortes chuvas de verão, rompeu-se abruptamente a barragem de contenção do lago do Horto, arrastando grande volume de água, lama e entulhos, ribeirão abaixo. A perda do lago, importante cartão postal da cidade, impactou fortemente a população e, sobretudo, os usuários da unidade.

O Governo do Estado, através das Secretarias de Saneamento e de Meio Ambiente, investiu cerca de 700 mil reais e, depois de se passar quase três anos após o evento crítico que destruiu a barragem e mais de um ano de obras de reconstrução, finalmente ficou pronta a barragem no dia 28 de agosto de 2012. No dia seguinte  o vertedouro de fundo foi fechado e iniciou-se o enchimento do lago, ficando este repleto no dia 9 de setembro e devolvido para a população com uma estrutura mais sólida que a anterior.

Aproveitando a época que é de transformação, assim como as árvores perdem as folhas no outono e, na primavera se cobrem novamente formando sua maravilhosa veste de folhas, flores e frutos, o Horto Florestal também se transformou, perdeu aquela imagem apagada, seca e sem vida, para esta nova imagem com o espelho de água que tanto ilumina o ambiente e reflete as aspirações da população local.
História

A Chácara São Luiz, área em que se situa o Horto Florestal de Avaré, era intensamente frequentada pelo público muito antes de sua desapropriação pelo Estado, em 1945. Seu proprietário, o comerciante português Carlos Caldeira Braz, represara, em 1926, o ribeirão Lajeado, formando um lago que o jornal “O Avaré” descreveu  como “monumental piscina do Bairro do Bras”.

Além da “monumental piscina”, que o jornal “O Commércio de Avaré” preferiu descrever como “tanque que servirá para regatas e ponto magnífico de reunião para as famílias”…, “o operoso lavrador e capitalista” construiu também, “em sua chácara, perto da Estação” ferroviária, nos meses seguintes, “espaçoso e caprichoso pavilhão de danças”, cujo baile inaugural aconteceu em abril de 1927 com a presença de cerca de mil e quinhentas pessoas.

Em meados de 1945, durante o Estado Novo, a popularíssima chácara é desapropriada em 1º de agosto daquele ano, através do Decreto nº 14.908, para transforma-la, inicialmente, em área para produção de mudas de várias espécies e para manejo e exploração de essências exóticas e nativas, popularizada, desde então, como Horto Florestal de Avaré. Isso mostra como é tradicional e arraigada a vocação de uso público da área.

Com a implantação do Programa de Uso Público na unidade, em 1984, a abertura ao público ganha mais critério e controle, e a Trilha do Ribeirão Lajeado, com seus quase 2,5 km, mais do um simples caminho, torna-se instrumento para a conscientização ambiental de estudantes de Avaré e região.
Além da trilha mencionada com placas indicativas e educativas, a unidade disponibiliza ao usuário, um Centro de Visitantes para atividades de educação ambiental, quiosques, parque infantil, banheiros públicos, aparelhos rústicos de ginástica, bebedouros, viveiro de mudas e palco para apresentação de espetáculos.

O município de Avaré, reconhecido oficialmente como Estância Turística, desde 2002, divulga a Floresta Estadual de Avaré como uma de suas principais atrações. O chamado Horto Florestal é uma das 13 florestas estaduais do Estado de São Paulo. Com área de 95,3 hectares, localiza-se no perímetro urbano de Avaré, em altitude média de 750 metros. Possui clima de inverno seco, com temperatura anual média de 20º, sujeito a geadas esporádicas. A precipitação pluviométrica média anual fica em torno de 1.534 milímetros, com chuvas concentradas entre dezembro e março.

 

Fotos: Acervo Floresta Estadual de Avaré
Mais informações: Especialista Ambiental Carlos Linder, Fone: (14) 3732-0290