04/09/2012

Desde o dia 15 de agosto de 2012, o Parque Estadual Alberto Löfgren vem recebendo turmas de escolas estaduais para visitações especiais.

A programação é fruto de convênio firmado entre a Curadoria do Acervo Artístico e Cultural dos Palácios do Governo e a Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE, no contexto do Programa “Cultura é Currículo”.

Originalmente, o passeio se resumia à visita da parte interna do Palácio do Horto, com a finalidade de explorar o conceito de patrimônio artístico e arquitetônico.

A partir do momento em que o Governo do Estado transferiu a administração do palácio para o Instituto Florestal, o roteiro foi ampliado. Hoje, os alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, além de conhecerem o Palácio de Verão, visitam o museu Florestal Octávio Vecchi, passam pelo marco do Trópico de Capricórnio e passeiam pela área aberta do parque. Nessa nova abordagem, é trabalhado o conceito de patrimônio de forma mais complexa, pois se fala dos patrimônios artístico e arquitetônico, mas também histórico, científico e ambiental.

Kátia Mazzei, responsável pela Divisão de Parques e Reservas Estaduais, acompanha pessoalmente todas as turmas e recentemente teve a grata surpresa de receber uma turma da escola em que estudou: Escola Estadual Professor Carlos de Laet.

A experiência é transformadora: eles apreciam muito o palácio e o museu. Muitos não têm o mínimo contato com a natureza e se entusiasmam com os animais e a flora do parque. Kátia conta que “A todo o momento somos desafiados por curiosas perguntas e agraciados com apontamentos que só a sensibilidade dessa juventude pode enxergar”.

As visitas acontecem as quartas e sextas-feiras. Até agora, 418 alunos já foram recebidos. O programa se encerrará no final de outubro e a previsão é de cerca de 2000 crianças no total.

O próximo desafio é celebrar um novo convênio em 2013 com a FDE, dessa vez explorando ainda mais a beleza da paisagem e a vocação do Instituto Florestal e do parque para popularização do conhecimento científico produzido em diversas áreas.

Fotos: Suzetti Lemes Gonçalves da Silva
Mais informações: Pesquisadora Científica Kátia Mazzei, Diretora da Divisão de Reservas e Parques Estaduais – Tel.: (11) 2231-8555/ Ramal 2049/2051