30/08/2012

O Seminário Científico da Poluição Ambiental apresentou no dia 23 de agosto de 2012, os resultados parciais da pesquisa “Avaliação da exposição aguda ao material particulado em controladores de trânsito e trabalhadores da área do cinturão verde da cidade de São Paulo.”

O estudo tratou de uma pesquisa de avaliação dos efeitos da poluição do ar na saúde e coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Hilário Saldiva Nascimento, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Os pesquisadores acompanharam grupos altamente vulneráveis aos gases poluentes expelidos pelos veículos: 71 taxistas e 30 funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que são responsáveis pela fiscalização do trânsito. Para efeito de comparação, foi analisado um grupo menos vulnerável, de 20 trabalhadores de uma região com menor nível de poluição. O Instituto Florestal entrou como parceiro, pois foram avaliados voluntários que trabalham na instituição e residem na região cinturão verde da cidade de São Paulo.

Os cientistas chegaram à conclusão de que o grupo exposto à poluição do trânsito sofreu vários tipos de danos no organismo. O Professor Saldiva, disse, em entrevista à Agência Brasil, que o ar poluído provocou inflamação nos olhos e pulmão, alterações na pressão arterial e no ritmo cardíaco, distúrbio pró-coagulante, maior tendência à obesidade, conjuntivite, rinite e maior número de quebras cromossômicas, o que significa mais risco de câncer, “tanto nas mucosas expostas, quanto nas células circulantes”, disse. O estudo avaliou também as variações no estado de saúde dentro do grupo mais exposto à poluição. Ficou comprovado que, à medida em que os poluentes aumentam, o organismo também piora.

Segundo Saldiva, os estudos ainda não estão concluídos e a apresentação no Seminário trouxe uma noção geral dos resultados. Os cientistas ainda formularão um relatório que será encaminhado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que financiou a pesquisa.

A pesquisa envolveu 90 cientistas, de especialidades como oftalmologia, clinica médica, cardiologia, pneumologia, patologia e matemática, das universidades Federal de São Paulo (Unifesp), USP e Harvard (EUA).

 

Fotos: Paulo Andreetto de Muzio
Fonte: Agência Brasil
Mais informações: Pesquisador Científico Israel Luiz de Lima. Fone: (11) 2231-8555 / Ramal: 2071/2150