17/08/2012

O Instituto Florestal esteve presente no Workshop Internacional “Educação em prevenção de desastres naturais” realizado no dia 16 de agosto de 2012. O evento foi organizado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), pela Associação de Bolsistas da JICA (ABJICA) e teve o apoio do IF.

O Diretor Geral do IF Miguel Luiz Menezes Freitas representou o Secretário do Estado do Meio Ambiente Bruno Covas na mesa de abertura. Também esteve presente o pesquisador aposentado do IF e Presidente da ABJICA Dr. Guenji Yamazoe. A mesa foi composta ainda pelo Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel. Benedito Roberto Meira, o Presidente do Conselho Regional de Química, Manlio de Augustinis, o Representante-Chefe da JICA-Brasil esteve representado por Chiaki Kobayashi e o Presidente do Gunma Kenjin-kai do Brasil, Sumikatsu Uchiyama.

O Cel. Benedito Roberto de Meira falou sobre as tendências e ações da Defesa Civil no Estado de São Paulo. Falou sobre monitoramento e prevenção e destacou a educação como o fator mais importante a ser trabalhado. Em seguida, o Professor Toshitaka Katada, da Universidade de Gunma, Japão, proferiu palestra sobre o “Milagre de Kamaishi”. Contou como mais de 3 mil crianças evacuaram uma cidade no interior do Japão salvando-se do tsunami, consequência de um trabalho bem feito de educação em prevenção de riscos. Ainda na parte da manhã, o também professor da Universidade de Gunma, Koichi Shima, ministrou a palestra “Novas estratégias de resgate das enchentes no Japão”. Mostrou as ferramentas de comunicação utilizadas para apressar a retirada de pessoas em áreas de risco, como o mapa móvel, que simula processos de evacuação. Na parte da tarde, o Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas Agostinho Tadashi Ogura falou sobre o papel do monitoramento e alerta e relacionou os desastres geológicos com a questão da ocupação demográfica.

O evento, com mais de 200 pessoas inscritas, aconteceu no Auditório do Conselho Regional de Química, em São Paulo, e foi voltado para agentes da defesa civil, especialistas em educação ambiental, professores, pesquisadores e estudantes em ciências ambientais e sociais.

 

Fotos: Paulo Andreetto de Muzio
Mais informações: Pesquisador Científico Guenji Yamazoe – Tel. (11) 99666-5333